Questões de Artes da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da FCC

“A verossimilhança já não tem nenhuma importância [...]. O assunto já não conta, ou conta muito pouco. A arte moderna repele, de modo geral, a maioria das técnicas de agradar utilizadas pelos grandes artistas do passado.”

O crítico e poeta Guillaume Apollinaire escreve um livro em 1913, do qual se extrai o trecho acima, sobre a pintura de um então novo movimento artístico.

O titulo deste livro, é:

Considere a obra abaixo.

A obra denominada “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956, com autoria de Richard Hamilton foi concebida como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma nova expressão artística que despon tava nos EUA.

O nome do Movimento artístico a que a obra pertence e a técnica utilizada pelo artista para sua composição são, respectiva mente:

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.

Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.

A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa.

Pode-se considerar que a temática predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são, res pectivamente:

O Historiador da Arte Arnold Hauser escreve, em seu livro “História Social da Arte e da Literatura”, sobre a renascença: “[...] o fato verdadeiramente notável a respeito da Renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num “estudo da natureza”.

No sentido do texto, a obra de arte da Renascença, dentre as citadas abaixo, é exemplo pertinente de “estudo da natureza”:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis