Questões sobre História das Artes Cênicas

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Listagem de Questões sobre História das Artes Cênicas

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Ainda sobre Eugênio Barba e seu pensamento, considere as afirmações abaixo.

I) Existem atores que atraem o espectador com uma energia que seduz sem mediação, ou seja, antes que o espectador tenha decifrado ações individuais ou entendido seus significados.

II) Quando um espectador ocidental observa um ator-bailarino oriental, cuja cultura, tradições e convenções cênicas não compreende, encontra-se diante de um vazio de significação que o seduz de um modo que precede a compreensão intelectual.

III) É importante que o ator treine a dilatação independente dos significados que as ações físicas venham a adquirir.

IV) Para ser seduzido, é necessário que o espectador compreenda a cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre Eugênio Barba, seus procedimentos e pensamento, considere as afirmações a seguir.

I) É diretor do “Odin Teatret”, fundador da ISTA (International School of Theatre Anthropology), autor de “A Arte Secreta do Ator” e “Canoa de Papel” e criador da Antropologia Teatral.

II) Acredita que a partiturização e as sequências fixas de movimento são um caminho para novas descobertas.

III) Acredita que o ator não deve dedicar-se à técnica, pois esta acaba com a espontaneidade.

IV) Postula que o ator precisa dilatar o seu corpo para estar em cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre o Teatro no Período Renascentista considere as seguintes afirmações.

I) No contexto de consolidação das nações e luta pela sua autonomia em relação à igreja, a dramaturgia volta-se para as conquistas estatais.

II) A ideia de hibris (excesso) e catarse (purificação através do sofrimento) de Aristóteles são utilizadas para justificar a presença do horror na encenação de fatos históricos.

III) Os atores passam a ter que se adaptar às regras da perspectiva e harmonia.

IV) Perde-se o interesse pelo elemento visual da cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Sobre a consolidação do Teatro enquanto uma poética autônoma em relação à literatura dramática e as diversas contribuições, pode-se dizer que:

I) Coupeau, Jouvet, Pitöeff, Dullin, Baty e Vilar foram designados de “zeladores do texto”, pois o tinham como lugar de uma verdade a ser revelada, que encenação não poderia ofuscar. Ainda assim, atuaram na direção da renovação da arte da representação, quando propuseram o “palco nu” para o texto “respirar”;

II) Tadeusz Kantor retoma o conceito de Supermarionete de Gordon Craig, desenvolvendo-o em favor de suas ideias sobre o que chamou “Teatro da Morte”;

III) Barthes nos anos 60 defende que o texto é polissêmico (permite múltiplas interpretações e não a representação de uma verdade), fornecendo apoio teórico para a experimentação da multiplicidade de formas cênicas e para o procedimento que se nomeou “desconstrução” do texto dramático;

IV) No percurso de consolidação da poética teatral durante o Século XX, prevaleceu a ideia de que o texto dramático precisa ser compreendido para ser encenado.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

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