Questões sobre História da Arte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte

Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:

A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:

I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.

II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.

III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.

IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.

V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.

Qual foi o primeiro movimento artístico orientado exclusivamente para o design, com estilo marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas, reconhecido, posteriormente, como sendo o último suspiro da decoração?

Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.

O realismo ou naturalismo se ocupa da mimese da realidade. Proposições anti-realistas foram afirmadas em diferentes movimentos teatrais durante o século XX. Sobre a oposição entre realismo e projetos anti-realistas considere as seguintes afirmações.

I) O traço anti-realista em projetos cênicos consolidados ao longo do Século XX está relacionado à recusa da encenação de um universo diegético fechado, onde indivíduos encontram-se implicados em relações intersubjetivas a serem representadas.

II) São características de projetos anti-realistas: a visualidade da relação com a plateia, a paró-dia, a visualidade do sacrifício, a crítica, o sem sentido; a deformação, a abstração; a utilização de cenas justapostas; a utilização de projeções; a revelação dos bastidores; a quebra da linearidade.

III) Criaram projetos realistas: Artaud, Barba, Pina Bausch, Decroux, Grotowski, Kantor, Meyerhold, Wilson, entre outros.

IV) Um dos encenadores que lutou pelo Teatro Naturalista foi Antoine, levando a cabo o projeto de Zola e quebrando uma série de paradigmas do Melodrama.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis