Questões de Artes da UFSM

Sobre as características das cores, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

A sequência correta é

  • A. F ‒ V ‒ V ‒ V.
  • B. F ‒ V ‒ F ‒ V.
  • C. V ‒ V ‒ F ‒ F.
  • D. V ‒ F ‒ V ‒ V.
  • E. F ‒ F ‒ V ‒ F.
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Com relação aos conhecimentos de produção gráfica e preparação para impressão, associe os conceitos apresentados na coluna à esquerda às definições destacadas na coluna à direita.

A sequência correta é

  • A. 4 ‒ 2 ‒ 5 ‒ 1.
  • B. 5 ‒ 2 ‒ 4 ‒ 1.
  • C. 4‒ 1 ‒ 5 ‒ 2.
  • D. 4 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 2.
  • E. 5 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 2.
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Qual foi o primeiro movimento artístico orientado exclusivamente para o design, com estilo marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas, reconhecido, posteriormente, como sendo o último suspiro da decoração?
  • A. Art Nouveau.
  • B. Cubismo.
  • C. De Stijl.
  • D. Bauhaus.
  • E. Futurismo.
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A concepção de uma peça gráfica e de seu layout parte,emumnível macro, da definição do ________, da________ e da grade. Emnível micro, estão as decisões referentes à ________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A. tamanho ‒ mancha gráfica ‒ página
  • B. tamanho ‒ colunagem ‒ página
  • C. formato ‒ colunagem ‒ tipografia
  • D. formato ‒ mancha gráfica ‒ tipografia
  • E. formato ‒ mancha gráfica ‒ página
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Considerando os princípios básicos da editoração para meios impressos ou digitais, analise as afirmativas a seguir.

I → A legibilidade de um material está relacionada às escolhas para criação do layout, levando em conta a construção das grades. A definição do tamanho das colunas não tem relação com as escolhas tipográficas, pois a fonte pode ser aumentada ou diminuída para se obter um comprimento de linha e de entrelinhamento adequado à leitura.

II → Para o projeto do design de uma página digital, deve-se considerar não apenas a tipografia e o layout, mas os modos de exibição e navegação do conteúdo. As diferentes formas de acesso a umconteúdo podem interferir em sua usabilidade e legibilidade, sendo mais usual a utilização de grades modulares ou hierárquicas para produtos digitais.

III → A transposição de um layout criado para um meio impresso para um dispositivo digital requer algumas habilidades do designer, como, por exemplo, adaptar as grades, os tamanhos de fontes e a resolução das imagens. A forma como o leitor irá interagir com o conteúdo, bem como o tipo de dispositivo utilizado não dizem respeito às premissas do designer.

 Está(ão) correta(s)

  • A. apenas I.
  • B. apenas II.
  • C. apenas III.
  • D. apenas I e II.
  • E. apenas II e III.
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Assinale a alternativa em que todos os itens apresentados são elementos essenciais para a construção do modelo de uma página de um periódico.
  • A. Margens – grade – colunas –medianizes – fólio
  • B. Margens – colunas – medianizes – título – corpo do texto
  • C. Título – subtítulo – fotografia – legenda – corpo do texto
  • D. Título – versalete – fólio – capitular – colunas
  • E. Margens – área de corte – fólio – texto – lombada
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Assinale a alternativa que NÃO expressa diretrizes do Estilo Internacional.
  • A. Uso de grid ou grades para composição dos layouts.
  • B. Padronização de materiais gráficos e criação de identidades visuais.
  • C. Destaque de parágrafos por linhas em branco e não por uso de recuos.
  • D. Priorização dos alinhamentos de textos.
  • E. Uso de ornamentos e afrescos.
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A escolha da tipografia em uma composição gráfica obedece, usualmente, a três relações entre as fontes. Para a construção de uma relação concordante, é necessário utilizar somente uma _________ de fontes. Para uma composição em que os tipos estejam em _________, são utilizadas fontes de _________ distintas, mas de mesma _________. No caso de uma relação _________, deve-se optar pelo uso de fontes de famílias e estilos distintos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A. família ‒ harmonia ‒ categorias ‒ família ‒ opositiva
  • B. família ‒ conflito ‒ famílias ‒ categoria ‒ contrastante
  • C. família ‒ conflito ‒ categorias ‒ família ‒ opositiva
  • D. categoria ‒ harmonia ‒ categorias ‒ família ‒ opositiva
  • E. categoria ‒ conflito ‒ famílias ‒ categoria ‒ contrastante
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Quais elementos caracterizam uma fonte de estilo moderno?
  • A. Presença de serifas inclinadas nas letras em caixa-baixa, ênfase humanista, transição finogrosso moderada nos traços.
  • B. Presença de serifas inclinadas nas letras em caixa-baixa, ênfase racionalista, transição finogrosso moderada nos traços.
  • C. Presença de serifas horizontais e finas nas letras em caixa-baixa, ênfase humanista, transição fino-grosso moderada nos traços.
  • D. Presença de serifas horizontais e finas nas letras em caixa-baixa, ênfase racionalista, transição fino-grosso radical nos traços.
  • E. Presença de serifas horizontais e grossas nas letras em caixa-baixa, ênfase racionalista, transição fino-grosso ausente nos traços.
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Conforme a teoria e os sistemas de cores, é correto afirmar que
  • A. a correlação entre as cores de escala, obtidas pelo processo de quadricromia, e as cores especiais é precisa.
  • B. a combinação de uma cor primária e de uma cor secundária gera uma cor quarternária.
  • C. matizes que se encontram próximas em um disco de cores são complementares.
  • D. na hexacromia são adicionados azul e verde às cores de seleção.
  • E. a combinação de duas cores primárias aditivas resulta em uma cor primária subtrativa.
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