Questões de Artes do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2017

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.

I) É o mesmo que Teatro Épico.

II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.

III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.

IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Ainda sobre Eugênio Barba e seu pensamento, considere as afirmações abaixo.

I) Existem atores que atraem o espectador com uma energia que seduz sem mediação, ou seja, antes que o espectador tenha decifrado ações individuais ou entendido seus significados.

II) Quando um espectador ocidental observa um ator-bailarino oriental, cuja cultura, tradições e convenções cênicas não compreende, encontra-se diante de um vazio de significação que o seduz de um modo que precede a compreensão intelectual.

III) É importante que o ator treine a dilatação independente dos significados que as ações físicas venham a adquirir.

IV) Para ser seduzido, é necessário que o espectador compreenda a cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre Eugênio Barba, seus procedimentos e pensamento, considere as afirmações a seguir.

I) É diretor do “Odin Teatret”, fundador da ISTA (International School of Theatre Anthropology), autor de “A Arte Secreta do Ator” e “Canoa de Papel” e criador da Antropologia Teatral.

II) Acredita que a partiturização e as sequências fixas de movimento são um caminho para novas descobertas.

III) Acredita que o ator não deve dedicar-se à técnica, pois esta acaba com a espontaneidade.

IV) Postula que o ator precisa dilatar o seu corpo para estar em cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre o Teatro no Período Renascentista considere as seguintes afirmações.

I) No contexto de consolidação das nações e luta pela sua autonomia em relação à igreja, a dramaturgia volta-se para as conquistas estatais.

II) A ideia de hibris (excesso) e catarse (purificação através do sofrimento) de Aristóteles são utilizadas para justificar a presença do horror na encenação de fatos históricos.

III) Os atores passam a ter que se adaptar às regras da perspectiva e harmonia.

IV) Perde-se o interesse pelo elemento visual da cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis