Questões de Artes do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2017

Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em “Os Tecelões”, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.

II) A temporada de “Antes da Aurora”, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.

III) Em 1891 Artaud publicou “A Essência do Ibsenismo”, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.

IV) Hauptmann foi chamado de “Ibsen inteiramente desiludido”, “o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas”, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.

I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de “descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza”.

II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.

III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela “peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos”.

IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às “dramaturgias de acusação”.

II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.

III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.

IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:

I) utilizava-se da noção de “Natureza” enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);

II) acusava um processo de “desintegração da forma” e utilizava a ideia de um “dentro” enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;

III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;

IV) uma das inspirações foi Shakespeare.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Ainda sobre o Teatro Pós-dramático, considere as assertivas a seguir.

I) São características do Teatro Pós-dramático: a fragmentação, a exacerbação da plasticidade sonora e visual, diálogos com o real, a ação performativa, a justaposição, o jogo de enquadramento.

II) O Teatro Pós-dramático se vale de referências e conquistas de diferentes encenadores do Século XX para lançar as suas bases.

III) São características do Teatro Pós-dramático: a linearidade, o drama absoluto, a diegese fechada, a identificação, a mimese.

IV) O Teatro Pós-dramático surgiu de um resgate aos princípios do realismo e suas dramaturgias de acusação.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis