Questões sobre História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História, Estética e Crítica das Artes Visuais

A história da arte é composta por diferentes períodos e movimentos que refletem as transformações sociais, culturais e estéticas ao longo do tempo. Cada movimento artístico possui características únicas, bem como artistas que são seus expoentes.
Assinale a alternativa CORRETA sobre períodos, movimentos e artistas da História da Arte.

Sobre os museus de arte contemporânea no Brasil, analise as afirmações a seguir e selecione a alternativa correta:

I. O Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim), localizado em Minas Gerais, é considerado o maior museu a céu aberto do mundo e possui obras de artistas renomados, como Hélio Oiticica.
II. A arte contemporânea é caracterizada pela produção artística realizada a partir da década de 1950, profundamente influenciada pelas transformações socioculturais e políticas do período.
III. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), projetado por Ruy Ohtake, é uma das principais referências da arquitetura brasileira, apesar de se dedicar a coleções de arte contemporânea.
IV. A plataforma digital "Era Virtual" permite a visualização de museus e patrimônios culturais brasileiros por meio de exposições interativas em 360°.

Assinale a alternativa correta: 

Em certas obras de arte, é comum observar a representação de várias faces de um mesmo objeto em um único plano, uma técnica que desafia a perspectiva tradicional. Qual movimento artístico, surgido na Europa no final do século XIX e início do século XX, revolucionou a maneira de retratar a realidade ao fragmentar formas, explorar diferentes pontos de vista simultaneamente e utilizar cores vibrantes?

Para Barcinski (2015), os anos 1960 lançaram a possibilidade do experimental na arte brasileira, insistindo na ativação do corpo como parte da obra, negando a arte retinal e tentando escapar do sistema das belas artes, das instituições, jogando-se na vida. Os anos 1960, de fato, marcaram as últimas manifestações artísticas que podem ser descritas por um termo moderno por excelência: vanguarda.

O experimental, conforme as manifestações da vanguarda brasileira nos anos 1960, caracteriza-se por

Segundo Barcinski (2015), tais vanguardas associaram suas proposições estéticas à criação de um mundo e um homem afeitos à experimentação, e à invenção de formas expressivas que tornassem visível o invisível. Essa maneira de conceber a arte estimulou, entre seus intérpretes e historiadores, a crença numa relação de causa e efeito entre o mundo moderno, industrial, impessoal e objetivo, no qual imperam a ciência e a tecnologia, e o seu próprio surgimento. Dele estavam excluídos os sentimentos, a poética e a fantasia por meio da valorização da forma, da linha, da cor e do plano em detrimento das representações figurativas.
O excerto trata das vanguardas brasileiras

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis