Questões sobre Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos

Considerando as questões da utilização das novas tecnologias na gestão de documentos e de informações e da preservação documental dos registros, ambas referidas no texto acima, julgue os itens seguintes.

Um sistema eletrônico de gerenciamento arquivístico de documentos é um sistema informatizado cujos procedimentos visam garantir maior eficiência e eficácia nas etapas de produção, tramitação, uso, avaliação e destinação de documentos arquivísticos correntes e intermediários de uma instituição, sejam eles documentos eletrônicos, convencionais, ou dos dois tipos simultaneamente.

Considerando as questões da utilização das novas tecnologias na gestão de documentos e de informações e da preservação documental dos registros, ambas referidas no texto acima, julgue os itens seguintes.

Há uma crescente debilidade estrutural dos sistemas eletrônicos de informação, que os incapacita de assegurar a preservação e o acesso às informações a longo prazo. Isso porque o meio digital é considerado mais frágil e mais instável para o armazenamento, se comparado com os meios convencionais de registrar informações.

Devido aos aspectos das mudanças, além das constantes atualizações quanto a pessoal, informática e conhecimentos específicos, as organizações passaram a valorizar ainda mais seu acervo documental. Isso porque é nele que estão inseridos os mais diversos benefícios do conhecimento, bem como a informação propriamente dita. Segundo Cianconi (Informare, 1998), as organizações que não se preocupam em gerenciar seus registros ou assentamentos de informação, visando armazenamento, manutenção e recuperação, tendem a ser pouco competitivas, na medida em que o poder e a eficácia estão relacionados à memória organizacional.

Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Para uma organização moderna e informatizada, existe o que se chama de gerenciamento eletrônico de documentos (GED). O GED elimina completamente a necessidade de se manter um acervo de documentos em papel.

A respeito do uso das novas tecnologias no gerenciamento dos arquivos e das instituições arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

A tramitação de documentos eletrônicos para os quais seja necessária ou exigida a utilização de certificados digitais somente se faz mediante certificação disponibilizada por autoridade de registro integrante da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

A respeito do uso das novas tecnologias no gerenciamento dos arquivos e das instituições arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

Limitando o acesso direto a documentos valiosos, a formação de imagem digital torna-se um elemento de preservação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis