Listagem de Questões sobre Geral
Considerando a teoria das três idades, a avaliação dos documentos de arquivo deve ser realizada no estágio:
intermediário;
corrente/intermediário;
intermediário/permanente.;
corrente;
permanente.
O princípio norteador da série é o tipológico, contudo a natureza de sua composição poderá ser:
o acesso, a utilização e a difusão;
os elementos formais e de conteúdo;
estrutural, funcional ou por espécie documental;
os tipos de instrumentos de pesquisa;
as técnicas de armazenamento.
Um arquivo público (federal, estadual ou municipal), para organizar a documentação armazenada, deverá introduzir uma política de gestão dos documentos públicos considerando as fases correntes e intermediárias, além da permanente. De imediato, o seguinte procedimento metodológico operacional deverá ser implementado:
arranjo e destinação da produção documental;
otimização dos procedimentos e das atividades arquivísticas;
avaliação, seleção, arquivamento e microfilmagem;
levantamento da produção documental;
controle do fluxo de documentos.
Segundo recomendação da Câmara Técnica de Avaliação de Documentos (2001), os órgãos que adotarem a tabela de temporalidade desenvolvida por eles deverão compor:
Comissão Permanente de Avaliação e Grupo de Trabalho para execução de procedimentos metodológicos;
Comissão Permanente de Avaliação e Destinação;
Comitê Multidisciplinar de Gestão e Comissão de Avaliação dos Documentos;
Grupo de Trabalho para atualização das informações constantes da Tabela de Temporalidade;
Equipe Técnica para Manutenção da Tabela de Temporalidade.
O procedimento arquivístico destinado a assegurar as atividades de acondicionamento, armazenamento, conservação e restauração de documentos denomina-se:
preservação;
descrição;
conservação;
restauração;
avaliação.
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