Questões de Arquivologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2022

#Questão 966130 - Arquivologia, Normas Arquivísticas, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Arquivologia

A descrição é a maneira de possibilitar que os dados contidos nos documentos cheguem até os pesquisadores.
Sobre as normas de descrição arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. A ISAD(G) é uma norma internacional, aplicável a todos os tipos de materiais arquivísticos e pode ser utilizada tanto em sistemas manuais quanto automatizados. Tem alto grau de generalidade. II. A norma ISAAR(CPF) complementa a ISAD(G), regulando a descrição das funções dos produtores de documentos. III. A NOBRADE não é mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), mas a adaptação das normas internacionais à realidade brasileira.
Está correto o que se afirma em

#Questão 966131 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Arquivologia

A ordenação dos arquivos permanentes deve ser feita por fundos. Se existe um numeroso material a ser arranjado, a partir do seu estudo como conjunto administrativo funcional deve ser feito

#Questão 966132 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Arquivologia

Sobre o estabelecimento dos fundos de arquivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O princípio da proveniência significa não mesclar documentos de fundos diferentes. ( ) O princípio da proveniência se divide em dois: o de respeito aos fundos e o de ordem original. ( ) Além de não mesclar documentos de fundos diferentes, deve-se respeitar o arranjo interno como os documentos vieram da origem.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Leia o trecho a seguir.
O documento audiovisual, inserido em um contexto arquivístico, deve ser compreendido quando relacionado com os demais documentos produzidos e acumulados pelo organismo produtor, sendo a contextualização arquivística indispensável, uma vez que o documento de arquivo não possui caráter autoexplicativo. A prática constante nos arquivos de separar documentos audiovisuais dos demais documentos convencionais é um ato fora dos padrões arquivísticos; muitas vezes, essa prática é vista como se constituísse a própria organização arquivística.
Luiz Antônio S. da Silva e Telma C. Carvalho. (Adaptado)
A prática relatada pelos autores leva à

Além da legislação que determina a prescrição de certos documentos, existem outros critérios que podem ser usados para definir prazos de guarda.
Avalie se os critérios para definição de prazos de guarda incluem:
I. A frequência de uso das informações. II. A existência de outras fontes com diferentes informações. III. A necessidade de guarda por precaução.
Está correto o que se apresenta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis