Questões de Arquivologia do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2013

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia de Arquivística (2005), um documento de autenticidade não reconhecida se denomina

“Ata é o documento em que se narra o que se disse ou se fez numa reunião ou sessão” (Regulamento de Correspondência do Exército – art.173, In: Kaspary, 2007) Sobre a elaboração de uma ata, é correto afirmar que:

I. Na ata, não se fazem parágrafos ou alíneas.

II. Na ata, não se admitem rasuras.

III. Na ata, a linguagem deve ser simples e despretensiosa, clara e concisa.

Quais estão corretas?

Com relação a arquivologia, julgue os itens a seguir.

Para se eliminar documentos de arquivo da Agência Nacional de Saúde, deve haver autorização da Controladoria-Geral da União.

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A tabela de temporalidade faz referência aos prazos de guarda nos arquivos correntes e intermediários e à destinação final dos documentos de arquivo.

Medeiros e Hernandes (2010) definem que a transferência é a operação que visa a separar os documentos que ainda estão em uso, ou são bastante consultados, daqueles que perderam sua utilidade prática, mas não seu valor. Segundo esses autores, a transferência pretende:

I. Liberar o arquivo de papéis sem utilidade prática atual.

II. Manter espaço disponível e de fácil manuseio nos arquivos em uso ou ativos.

III. Facilitar o trabalho de arquivar, localizar e consultar documentos no arquivo.

IV. Reduzir ou eliminar despesas desnecessárias com novos equipamentos.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis