Questões de Arquivologia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2009

#Questão 39117 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, CESPE / CEBRASPE, 2009, MCT, Analista em Ciência Júnior I (B7)

Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.

Índice é um catálogo que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos, segundo um critério temático.

#Questão 39120 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, CESPE / CEBRASPE, 2009, MCT, Analista em Ciência Júnior I (B7)

Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.

Palestras, debates, lançamentos de obras e concursos sobre temas de história geral do Brasil e história regional não podem ser considerados ações culturais e educativas dos arquivos permanentes.

#Questão 39123 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, CESPE / CEBRASPE, 2009, IBRAM/DF, Analista de Atividades do Meio Ambiente

Em relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 75 a 80.

A descrição de documentos arquivísticos deve ser consistente, apropriada e autoexplicativa. Nesse sentido, é indispensável a adoção de normas específicas, como a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, que estabelece, no Brasil, diretivas para a descrição de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais, visando à padronização de procedimentos em sistemas de arquivos e(ou) em entidades custodiadoras e à facilitação do acesso e do intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

O prazo prescricional coincide com o tempo de guarda do documento no arquivo permanente.

O valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é o valor

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis