Questões de Arquitetura da FUNIVERSA

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Listagem de Questões de Arquitetura da FUNIVERSA

#Questão 30645 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

Em relação à mobilidade urbana no Brasil, assinale a alternativa correta.

#Questão 30638 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

Com o advento da Revolução Industrial, os edifícios ferroviários se transformaram em emblemas de sua época. Durante o século XIX e começo do século XX, as ferrovias e as estações ferroviárias expressavam o processo de integração entre cidades com base em uma velocidade sem precedentes, o que facilitava a circulação de ideias, materiais e padrões. Além disso, as estações não consistiam em uma edificação unitária: enquanto, nas plataformas, eram adotadas as técnicas e materiais então contemporâneos e de vanguarda (estrutura leve e esbelta, com ênfase na aplicação de ferro e vidro), os saguões de chegada materializavam a profusão estilística ao melhor gosto eclético, produzindo estações semelhantes a casas rurais, catedrais góticas, templos gregos, banhos romanos ou a mescla de tudo isso. No que se refere ao patrimônio ferroviário brasileiro, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa correta.

I A primeira ferrovia do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, posteriormente rebatizada “Estrada de Ferro Mauá”, inaugurada em 1854.

II Dois dos mais importantes exemplares do patrimônio ferroviário remanescente no Brasil são as Estações da Luz e Júlio Prestes, na cidade de São Paulo – SP.

III O patrimônio ferroviário remanescente na atual região Nordeste brasileira é inexpressivo devido à ausência de abertura de linhas férreas durante o período compreendido entre o Brasil Império e as primeiras décadas da República.

#Questão 30643 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

O desenho universal, que, em Arquitetura, compreende aquele que visa atender à maior gama de variações possível das características antropométricas e sensoriais da população, de forma autônoma, segura e confortável, procura promover a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A esse respeito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I O módulo de referência (MR) do espaço ocupado por uma pessoa que utiliza cadeira de rodas corresponde a uma projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso.

II Espaço acessível é todo aquele que pode ser percebido e utilizado em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.

III Edifícios tombados não devem sofrer reformas em favor do desenho universal, de modo a não comprometer a integridade e a condição de bem cultural imóvel.

#Questão 30644 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

As discussões a respeito da perda de vitalidade em centros históricos promovem amplos debates. Argumenta-se que o processo de expansão das cidades brasileiras ao longo do século XX ou produziu a estagnação dos centros antigos devido ao surgimento de novos centros ou promoveu a destruição do patrimônio arquitetural remanescente e a substituição das atividades que garantiam sua sobrevivência. A respeito dos centros históricos, é correto afirmar que

#Questão 30646 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

Segundo o Manual de Conservação Preventiva para Edificações (IPHAN/Programa Monumenta), conservação preventiva é o conjunto de medidas que se devem tomar para prevenir o aparecimento de danos em uma edificação. Entende-se que tais medidas, além de prolongarem a vida útil das edificações, evitam trabalhos, muitas vezes custosos, de restauração. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

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