Questões sobre Urbanístico

Belo Horizonte foi fundada em 1897 com o objetivo de sediar a nova capital do Estado de Minas Gerais. O povoado existente até então foi praticamente destruído e um novo traçado urbano, de geometria regular, foi projetado sobre o terreno de curvas topográficas sinuosas.

Com relação ao tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O sistema viário da zona urbana está formado por uma malha ortogonal de ruas, à qual se sobrepõe uma segunda malha de avenidas a 45 graus.

II. O sistema viário proporcionado pela malha ortogonal de ruas se posiciona de tal forma que se evitam os eixos visuais. Existe uma relação intrínseca entre o traçado da cidade e a influência antiga dos jardins barrocos do séc. XVI.

III. No séc. XIX, o Império Português influenciava o Brasil que vivenciava o estilo colonial na literatura, na arte e na arquitetura. Essa influência colonial lisboeta pode se r facilmente identificada no traçado urbano da cidade.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. l.
  • B. Il.
  • C. I e Ill.
  • D. II e III.
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A urbanização de uma gleba para fins de moradia é um processo de intervenção no espaço, que cria áreas de múltiplos usos, tanto públicas como privadas. Este tipo de projeto deve prever uma distribuição
  • A. setorizada das moradias, definidas por faixas de renda e que permita a execução de no máximo 5% de áreas destinadas ao lazer.
  • B. econômica do sistema viário e das habitações respeitando a não ocupação de áreas com declividades acima de 15%.
  • C. sustentável para as áreas com restrição de uso (proteção permanente a nascentes, córregos, altas declividades, matas naturais), para fins de recreação e equipamentos institucionais.
  • D. hierarquizada para a implantação das edificações nos lotes e a liberação dos recuos exigidos nas legislações locais e na estadual.
  • E. equilibrada do sistema viário, de lazer, de uso institucional, de comércio e de habitação, um adequado relacionamento com a realidade do entorno da gleba.
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A proposta de reabilitação de imóveis localizados em áreas urbanas centrais para Habitação de Interesse Social (HIS) pode se deparar com problemas fundiários, preço dos imóveis, falta de legislação e instrumentos urbanísticos adequados, entre outros. Na fase de inspeção e caracterização do edifício a ser reabilitado, é necessário que se realize
  • A. a verificação da regulamentação de obras no município, normas técnicas da ABNT, regulamento de operação e instalações das concessionárias e exigências legais incidentes para dimensionamento das aberturas.
  • B. o reconhecimento de propriedade, da situação do imóvel junto às concessionárias, situação jurídica e financeira em relação ao poder público e controle de acesso às unidades.
  • C. a comparação do edifício com os dados levantados no projeto original e verificação das anomalias estruturais e construtivas presentes no edifício, podendo ser necessária a elaboração de laudos técnicos estruturais das fundações, pilares, vigas e lajes.
  • D. a análise de alternativas tecnológicas locais, disponibilidade de material e mão de obra, custos envolvidos e condições de durabilidade, manutenção e adaptabilidade em relação ao novo uso.
  • E. a análise das condições urbanísticas e de logística urbana, infraestrutura urbana e equipamentos urbanos e a identificação dos agentes a serem envolvidos, moradores ou associação de moradores.
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Ao se analisar a circulação viária, deve-se levar em consideração o fato de que os diversos ambientes e tipos de vias oferecem condições operacionais diferentes de utilização. Para uma localidade, relacione os tipos de vias apresentados na coluna da esquerda, com as respectivas quantidades apresentadas na coluna direita.

A relação correta é:

  • A. I-X, II-Y, III-K e IV-Z;
  • B. I-K, II-X, III-Z e IV-Y;
  • C. I-X, II-Y, III-Z e IV-K;
  • D. I-Y, II-X, III-K e IV-Z;
  • E. I-Z, II-X, III-Y e IV-Z.
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A sinalização tátil tem por função guiar o fluxo e orientar o deslocamento de pessoas portadoras de deficiência na visão. A figura abaixo apresenta o esquema de um ponto de ônibus em uma calçada.

Os pontos que devem ser feitos com piso tátil direcional e de alerta são:

  • A. direcional: B e C; alerta: A, D e E;
  • B. direcional: B, C e D; alerta: A e E;
  • C. direcional: B, C e E; alerta: A e D;
  • D. direcional: A e E; alerta: B, C e E;
  • E. direcional: A, C e D; alerta: B e E.
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A vegetação urbana desempenha funções importantes nas cidades, porém vários fatores impedem o desenvolvimento normal de uma árvore na área urbana. Um fator que dificulta a respiração das arvores é:
  • A. pavimentação do leito carroçável e das calçadas, impedindo a penetração do ar;
  • B. depósitos de resíduos de construção e entulhos no subsolo;
  • C. poluição do ar, com suspensão de resíduos industriais e fumaça;
  • D. compactação do solo, necessária para a pavimentação ou fundação de prédios;
  • E. podas drásticas, muitas vezes obrigatórias, e abertura de valas junto à arvore.
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Nos estudos sobre morfologia urbana, a dimensão espacial corretamente relacionada à escala do bairro é a:
  • A. setorial.
  • B. territorial.
  • C. edificada.
  • D. viária.
  • E. urbana.
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A cidade de São Paulo registra recordes de engarrafamentos a cada ano e novas vias, viadutos e pontes estaiadas para servirem de cartão postal para redes de TV transmitirem seus telejornais não são a solução para resolver o problema. Transporte público de qualidade e incentivo de bicicletas é a solução a curto e médio prazo. Apenas estes três problemas, transporte público ineficiente, enchentes constantes e trânsito sempre muito lento e congestionado, são exemplos de complicações que afetam muitas cidades ao redor do mundo e também afetam a capital do estado de São Paulo. Sem dúvidas se fosse possível que todas as cidades se desenvolvessem seguindo um planejamento urbano, a grande maioria dos problemas enfrentados pelas grandes cidades não existiriam. No entanto, ano após ano, algumas intervenções são realizadas, mas sem provocar mudanças substanciais na qualidade das dinâmicas urbanas. Dentro dos preceitos, postulados, técnicas, normativas e conhecimento da área do urbanismo, assinale a alternativa que significa verdadeiramente o termo Planejamento Urbano.
  • A. Plantas baixas dos projetos executivos urbanísticos.
  • B. É a arte dedicada a planejar o desenho e supervisionar a execução de interiores arquitetônicos, bem como as fachadas das edificações que compõem o cenário construído dentro dos espaços urbanos, incluindo esquemas de cores, mobiliários e acessórios residenciais.
  • C. Ramo do conhecimento da área do urbanismo que estuda o comportamento das massas populacionais flutuantes que povoam temporariamente zonas centrais das grandes cidades, responsáveis por provocar o aparecimento de significativo número de pessoas durante o dia e o desaparecimento total nos períodos noturnos.
  • D. Atividade dedicada à determinação da organização física e das condições futuras de uma comunidade e ou de um contexto urbano, envolvendo uma avaliação das condições correntes, uma previsão das exigências futuras, um plano para o atendimento a tais exigências e propostas de programas legais, financeiros e de construção para implementar esse plano.
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As pavimentações no espaço urbano, segundo Mascaró (2016), contêm características que merecem ser observadas. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.vvvv
  • A. Os pavimentos sofrem esforços que se subdividem em duas categorias: os esforços produzidos pelo tráfego de veículos (compressão, tração, flexão e corte) seja em ação estática (nos estacionamentos) ou em ação dinâmica (nas faixas de rolamento) e os esforços produzidos por variações de umidade e temperatura. A repetição e combinação desses esforços que se verificam continuamente produzem fadiga nos materiais.
  • B. A baixa resistência à circulação é uma qualidade da maior importância particularmente nas vias de tráfego intenso de veículos pesados, próprios de áreas residenciais, pois quanto mais pesados os veículos, menor a participação da resistência à tração no consumo de combustível, sendo maior a economia proporcionada.
  • C. Alguns pavimentos possuem uma conservação mais complicada do que outros, como é o caso de reparação de quebras. Os pavimentos de asfalto, pela sua plasticidade, são os mais fáceis de reparar e, uma vez feita a reparação, o tráfego pode ser liberado em poucas horas. Já o pavimento de concreto, quando quebrado, apresenta grande dificuldade para sua correta reparação, sendo necessários em torno de 30 dias para se realize o fraguado do novo concreto.
  • D. Os pavimentos urbanos são permanentemente solicitados por esforços de aceleração, frenagem e mudança de direção dos veículos que por ele trafegam, sendo necessária uma boa aderência dos pneus, quando secos ou molhados para evitar acidentes.
  • E. A importância da cor do pavimento se manifesta em dois aspectos: na visibilidade, sendo consideradas as cores muito escuras aquelas de difícil visualização que obrigam a aumentar as sinalizações e, por consequência, repercutem na poluição visual da cidade, sobretudo a noite; e a temperatura adquirida com a radiação solar, sendo os pavimentos claros os que mais refletem os raios solares.
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Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, o Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda de sustentabilidade urbana com 12 eixos temáticos, um conjunto de indicadores associados a essa agenda e um banco de referência com casos práticos nacionais e internacionais, disponíveis na plataforma cidadessustentaveis.org.br. O eixo “Planejamento e Desenho Urbano” tem como objetivo reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos.

Diante do exposto, pode-se dizer que o eixo “Planejamento e Desenho Urbano” favorece:

I. o ordenamento e desenvolvimento urbano no interior dos espaços construídos, com a recuperação dos ambientes urbanos degradados, assegurando densidades urbanas apropriadas;

II. o aproveitamento dos recursos e fenômenos naturais no planejamento urbano;

III. a setorização funcional dos bairros, estimulando a criação de bairros com funções e usos específicos, dando prioridade para a vocação turística dos centros das cidades.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. I e III.
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