Listagem de Questões sobre Geral
Abordando algumas características da iluminação em arquitetura, assinale a alternativa INCORRETA:
Um dos aspectos mais importantes das relações de brilhos na iluminação é que eles produzem o contraste.
O brilho afeta diretamente nossa capacidade de discriminar e delinear contornos, tamanhos, detalhes.
Em uma superfície rugosa e translúcida, ocorre a reflexão da luz incidente de modo especular, com ângulo de reflexão igual ao ângulo de incidência.
A luz incidente sobre uma superfície é refletida, ou absorvida, ou transmitida, ou ocorrem combinações desses processos. Assim, a nossa percepção de cor é controlada pela reflexão, absorção ou transmissão seletiva da luz incidente.
Ainda sobre as características da iluminação em arquitetura, assinale a alternativa INCORRETA:
As lâmpadas incandescentes produzem uma emissão espectral contínua ou homogênea e são conhecidas geralmente como lâmpadas "quentes".
As lâmpadas de descarga gasosa apresentam rendimentos até duas vezes superiores às incandescentes comuns.
As lâmpadas incandescentes são mais apropriadas para efeitos específicos, mais do que para iluminação de áreas gerais.
As lâmpadas de descarga gasosa incluem lâmpadas neon, fluorescentes, de sódio e de vapor de mercúrio.
Avalie os efeitos do som na arquitetura e assinale a afirmativa INCORRETA:
Uma superfície, por exemplo, de dimensão máxima de 1,5 m, refletirá sons que tenham comprimento de onda igual ou maior que 3 m, ou seja, o dobro do obstáculo.
Num contexto arquitetônico, o comportamento da luz e o do som são análogos.
O som é uma forma cinética de energia gerada pela vibração, que produz altas e baixas alternativas de pressão do ar.
As ondas sonoras movem-se esfericamente para fora em torno da fonte.
Os estudos urbanos contemporâneos promoveram o resgate da leitura das obras de Camillo Sitte porque ele:
foi um arauto da racionalidade nos traçados urbanos.
buscava a recuperação do sentido estético e social das praças e espaços públicos.
desenvolveu propostas muito semelhantes a Haussmann, autor da reforma de Paris.
acreditava que os ambientes que antes eram concebidos como espaços públicos deveriam ser incorporados ao interior da casa, em refúgios domésticos.
Tendo um pé-direto de 3,3 m, a verga máxima para colocação de janelas é de:
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