Listagem de Questões sobre Geral
A imagem acima mostra
os escritórios da NKK em Osaka, projetados por Kenzo Tange (1963).
o centro cultural da Goodyear, nos arredores de Akron- Ohio, projetado por Buckminster Fuller (1962).
a Casa do Povo, em Kiev, projetada por El Lissitzky (1927), uma das últimas obras do Construtivismo Russo.
o edifício principal da administração da Vila Serra do Navio, PA, projetado por Oswaldo Bratke (1960).
o Pavilhão da CSN no Parque Ibirapurera, São Paulo, projetado por Sérgio Bernardes (1954).
Le Corbusier teve influência significativa sobre os caminhos do Modernismo brasileiro, tendo visitado o Brasil em diferentes ocasiões e atuado como consultor
nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Conjunto Habitacional de Pedregulho.
nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Ministério da Educação e Saúde.
no projeto do Ministério da Educação e Saúde e no júri do concurso de Brasília.
O arquiteto brasileiro João Filgueiras Lima, o "Lelé" tem uma produção arquitetônica significativa, pela qualidade e pela quantidade. São características constantes dos edifícios públicos projetados a partir dos anos 80 por "Lelé":
São exemplos da utilização adequada do brise-soleil na arquitetura brasileira:
a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948), e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).
a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).
a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.
Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.
o Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948).
Segundo Bruno Zevi, o foco central, a essência da arquitetura é
a forma, o volume construído, enquanto composição, o "livre jogo das formas sob a luz".
a construção, dentro de uma visão das novas tecnologias construtivas como protagonistas da modernidade.
o espaço, em suas três dimensões, colocado no tempo, dimensão do movimento e multiplicidade de pontos de vista, e, mais além, a experiência do homem movendo- se no edifício.
o homem e seu ambiente n-dimensional, dotado das três dimensões do espaço, o tempo/movimento e um sem número de variáveis de habitabilidade que qualificam o espaço.
a racionalidade das decisões de projeto, em função dos requisitos definidos no programa de necessidades e das tecnologias disponíveis, que dão à arquitetura um caráter de expressão de seu tempo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}