Listagem de Questões sobre Geral
Nos sistemas de aterramento de instalações elétricas prediais,
o condutor neutro e o condutor terra podem ser combinados em um único condutor, antes da ligação ao eletrodo de terra.
a secção do condutor de terra de um sistema de eletrodutos deve ser dimensionada estatisticamente a partir da composição do consumo de energia dos diferentes equipamentos e circuitos a serem protegidos.
eletrodutos metálicos contínuos podem ser utilizados como condutores de proteção, desde que contínuos e ligados à terra por eletrodo que atenda aos parâmetros máximos de resistência da norma.
circuitos de aterramento devem ser dotados de proteção e interrupção de corrente, como forma de prevenção de sobrecargas e choques elétricos.
instalações elétricas domésticas são dispensadas da exigência de execução de circuitos de aterramento.
Sua empresa, situada na cidade do Rio de Janeiro, decidiu iniciar um programa de racionalização do uso de energia. Todas as dependências da empresa são climatizadas artificialmente, tornando necessárias medidas de redução do consumo de eletricidade pelos aparelhos de ar condicionado. A sede da empresa teve sua arquitetura calcada nas de suas congêneres do Primeiro Mundo, apresentando as seguintes características: Prédio em lâmina com direção predominante Leste-Oeste; fachadas Leste e Oeste cegas, com pequenas janelas de sanitários e de áreas de circulação; fachada principal Norte envidraçada (courtain wall) abrindo para uma vista da Cidade, e fachada sul igualmente envidraçada, voltada para área de jardim. Como encarregado da concepção e implementação de medidas de adequação climática do edifício, você recomendaria
redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca.
redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/ pintura das fachadas leste e oeste com cor branca.
redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.
redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/pintura das fachadas leste e oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.
redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Oeste com cor branca. A fachada Leste recebe radiação solar muito menos intensa, podendo receber outro tratamento.
Para uma adequada escolha de materiais e soluções de projeto, no condicionamento acústico de um ambiente, tendo em vista as fontes internas e externas de ruído, é necessário ter-se em conta que
absorção e reflexão do som são características mutuamente exclusivas dos materiais, sendo que, normalmente, materiais absorventes são também bons isolantes.
o ouvido humano percebe o som segundo, aproximadamente, o quadrado de sua intensidade, devendo nossa preocupação voltar-se essencialmente para os ruídos mais intensos.
a perda de transmissão, entre a energia sonora que incide em um dos lados de um componente de vedação e a energia transmitida pelo componente, é expressa em decibéis (dB).
os sons de alta freqüência são os que apresentam maior dificuldade de atenuação e absorção, e o projeto deve prever meios adicionais de controle dessas freqüências.
materiais porosos e macios são bons isolantes acústicos, na medida em que absorvem os ruídos do ambiente em que são colocados.
Grandes prédios de escritórios, dotados de transformador, são alimentados em
alta tensão, por linhas de subtransmissão.
alta tensão, por linhas de distribuição primária.
média tensão, por linhas de distribuição primária.
média tensão, por linhas de distribuição secundária.
baixa tensão, por linhas de distribuição secundária.
O andar de um prédio de escritórios possuia lay-out do tipo panorâmico, com divisórias baixas entre os postos de trabalho. Em função de necessidades de sigilo de informações, salas fechadas devem ser criadas, ocupando aproximadamente um quarto da área útil de escritórios do andar. O isolamento acústico entre essas salas e o restante do andar é requisito necessário ao seu bom funcionamento.No momento, o andar é dotado de forro acústico absorvente, que serve também para ocultar instalações técnicas que correm junto ao teto de concreto. Nessas condições, e considerando-se o menor gasto possível na mudança de lay-out,
é suficiente erguer divisórias com bom isolamento acústico até o nível do forro.
é suficiente erguer divisórias com bom isolamento acústico e boa absorção acústica até o nível do forro.
é necessário erguer divisórias com bom isolamento acústico até o nível do teto de concreto.
é necessário substituir o forro de todo o andar por um outro forro composto que seja bom absorvente e bom isolante acústico, erguendo divisórias com boa absorção acústica até o nível do forro.
é necessário reforçar a capacidade de absorção acústica do forro e prever um grau compatível de absorção por parte do material de que é feita a divisória.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}