Questões de Arquitetura do ano 2012

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Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2012

#Questão 31581 - Arquitetura, Geral, FCC, 2012, Metrô/SP, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

A teoria da arquitetura é um discurso sobre a prática e a produção da disciplina, que aponta para seus grandes desafios. Tem pontos em comum tanto com a história da arquitetura, que estuda as obras do passado, como com a crítica, esta atividade específica de julgamento e interpretação de obras existentes segundo os critérios assumidos pelo crítico ou pelo arquiteto. Mas, a teoria da arquitetura se distingue dessas duas atividades, pois

I. oferece soluções alternativas a partir da observação da situação corrente da disciplina e propõe novos paradigmas de pensamento para o tratamento dos seus problemas.

II. tem natureza especulativa, antecipatória e catalisadora.

III. trabalha em vários níveis de abstração, avaliando a arquitetura como profissão, as intenções dos arquitetos e sua relevância cultural em geral.

IV. se ocupa tanto das aspirações da profissão como de suas realizações práticas.

Está correto o que consta em

#Questão 31582 - Arquitetura, Geral, FCC, 2012, Metrô/SP, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

O sistema estrutural de grandes vãos com arcos, abaixo indicado, é denominado:

#Questão 31583 - Arquitetura, Geral, FCC, 2012, Metrô/SP, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

Estabelece a ligação entre as prioridades de longo prazo e a Lei Orçamentária Anual:

#Questão 31584 - Arquitetura, Geral, FCC, 2012, Metrô/SP, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

Há uma série de mecanismos que podem gerar umidade nos materiais de construção, sendo os mais importantes relacionados com a absorção de água, tais como:

I. condensação capilar.

II. fluxo profundo.

III. gotejamento.

IV. osmose.

Está correto o que consta em

#Questão 31585 - Arquitetura, Geral, FCC, 2012, Metrô/SP, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

A obra do arquiteto holandês Rem Kolhaas representa uma das mais importantes correntes internacionais da arquitetura contemporânea e tem sido objeto de várias interpretações teóricas como a que segue: "A tarefa que Kolhaas se impõe é mostrarnos quais são os resultados formais quando se perde o respeito pelas linguagens e normas convencionais e se atende tão só às autênticas forças que modelam o mundo moderno: tecnologia e economia.”

Considerando os princípios contidos em sua obra, acima ilustrada, e no pensamento mencionado, verifica-se que seu trabalho

I. é deliberadamente não utópico: pretende operar conscientemente dentro dos limites das condições predominantes, sem o sofrimento, as contradições ou qualquer outro tipo de narcisismo, que só servem para justificar certas falhas internas.

II. apoia-se no princípio que a arquitetura não seja global, universal, mas ligada a determinadas condições do lugar.

III. apoia-se no princípio que a indeterminação dos arranha-céus sugere que na metrópole não há correspondência entre funções específicas e lugares precisos.

IV. é positivo frente à modernização, porém, crítico com o modernismo entendido como movimento artístico.

É correto o que consta APENAS em

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