Listagem de Questões sobre Geral
Acerca das características do histórico-culturalismo, assinale a alternativa incorreta.
As escavações são realizadas por níveis artificiais para perceber na horizontalidade o comportamento humano.
Tendo em vista o grande volume de pesquisa, Childe é seu principal representante.
As invenções ocorrem apenas uma vez e são difundidas pela migração. As continuidades na cultura são explicadas pela ausência da migração.
Cada tipo de artefato é classificado dentro de uma cultura arqueológica, correspondendo a um determinado grupo étnico.
Prevê a elaboração de cronologias para compreender as diferenças culturais no espaço geográfico e distinguir os diferentes estágios que elas se encontravam, mapeando a difusão.
A arqueologia histórica urbana vem crescendo nos últimos anos, recuperando dados sobre grupos subalternos e fornecendo importantes informações que a História não teria condições de alcançar devido às limitações das fontes escritas. Quanto ao desenvolvimento da arqueologia histórica no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
A arqueologia histórica no Brasil foi fortemente influenciada pela norte-americana, durante a ditadura militar, tendo como preocupação os vestígios dos grandes monumentos dos colonizadores, tais como as fortificações.
A arqueologia histórica das missões jesuíticas desenvolveu-se a partir de 1980 e teve como preocupação os vestígios arqueológicos da interação entre indígenas e europeus.
A partir de 1990, os estudos se voltaram para os grupos subalternos, tendo destaque os estudos sobre os quilombos.
As pesquisas em áreas urbanas ainda são incipientes, dividindo-se em dois polos de análises: arqueologia “da” cidade e arqueologia “na” cidade.
Entende-se por arqueologia “na” cidade aquela que considera que uma área ou grupo dentro de uma cidade não pode ser o único objeto de estudo. Ela é sistêmica onde o sitio é considerado um elemento de um sistema mais amplo.
Acerca das características do Processualismo, assinale a alternativa incorreta.
Apesar de inspirada no evolucionismo, o Processualismo se livrou do modelo social linear de evolução.
Cada sociedade tem sua própria história, e os estágios sociais ditos primitivos tinham sua legitimidade social. A complexidade de uma sociedade está intimamente ligada a um maior refinamento da eficiência de sua tecnologia para captação de energia do meio.
A cultura é vista como um sistema adaptativo auxiliando o homem na acomodação em seus embasamentos biológicos.
As mudanças culturais ocorrem a partir do ponto de vista externo com a inserção de elementos novos de outras culturas.
As principais criticas ao Processualismo são: demasiadamente funcionalista; muita ênfase no meio ambiente, demografia e nos subsistemas; descaso com os fatores sociais e cognitivos.
A respeito do posicionamento dos arqueólogos processualistas, não se pode afirmar que
as mudanças culturais ocorrem em função das mudanças tecnológicas e ambientais, sendo que o arqueólogo busca perceber as continuidades e as mudanças culturais.
os artefatos são analisados segundo sua função e seu papel nos processos socioculturais na perspectiva tecnológica, socioeconômica e ideológica.
a cultura é um conjunto de elementos em interação solidária.
acreditam que o comportamento humano é instável e, por isso, é impossível fazer generalizações.
um exemplo de tema abordado pelos processualistas é o comportamento de consumo.
Betty Meggers realizou inúmeras pesquisas na Amazônia Brasileira (MEGGERS, 1954; 1971; 1977). A respeito dessas pesquisas, assinale a alternativa incorreta.
Meggers adotou a pesquisa difusionista de Steward, para o qual os Andes Centrais eram o centro de difusão de culturas complexas na América do Sul.
Meggers concebia a Amazônia como área marginal periférica para onde as migrações vindas dos Andes se desembocaram, se estabeleceram e decaíram.
A Amazônia foi entendida por Meggers como área arqueológica de sociedades pré-históricas complexas portadoras de culturas complexas. Ela levantou hipóteses de existência de cacicados na Amazônia brasileira.
Meggers ignorou os dados históricos a respeito dos efeitos da colonização portuguesa que gerou deslocamento de populações indígenas da várzea, para a terra firme e desagregação social.
Para Anna Roosevelt, as hipóteses de Meggers estavam permeadas pelo determinismo ecológico em suas análises acerca do “desenvolvimento social indígena da Amazônia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}