Listagem de Questões sobre Geral
Em uma empresa que necessita efetuar uma obra que impacte solo e subsolo e que conte com um arqueólogo em seu quadro de empregados, esse profissional deve
avaliar previamente os impactos específicos de cada etapa da obra e a legislação pertinente para verificar a necessidade de desenvolvimento de pesquisas, e incluir tais informações no planejamento estratégico.
Tendo as figuras acima como referência incial, julgue os itens subsequentes acerca de projetos de pesquisa arqueológica, métodos e técnicas de trabalho de campo.
A escavação por níveis naturais permite melhores condições de associação dos vestígios materiais com os extratos de ocupação dos diferentes períodos e povos, segundo M. Wheeler.
Para se obter o maior número de sítios arqueológicos em um levantamento oportunístico, é necessário efetuar ampla análise da documentação e fotos por satélite da região, além da análise de padrões de assentamento das culturas que já ocuparam a região.
A respeito das origens da arqueologia pré-histórica e seus desdobramentos, assinale a alternativa incorreta.
A arqueologia pré-histórica surgiu no século XIX como um campo do conhecimento descritivo e pontual, sendo que, no início, eram executadas somente pequenas e médias sondagens. As grandes escavações eram realizadas ocasionalmente para que fosse possível identificar a estratigrafia e recolher os vestígios a partir da identificação de sua camada arqueológica.
Os histórico-culturalistas tinham como objetivo conhecer o cotidiano das populações pré-históricas ao recuperar provas materiais contextualizadas pela pesquisa de campo.
Na França, no período entre-guerras, Leroi-Gourhan inovou ao escavar superfícies amplas a partir de método topográfico e ao realizar trincheiras com o intuito de detectar áreas de concentração de cultura material.
O tipo de arqueologia e método arqueológico desenvolvidos por Leroi-Gourhan foi chamado de Arqueologia Etnográfica por inspirar-se no conceito de “fato social total” de Mauss.
Em meados do século XX, jovens arqueólogos americanos lançaram os postulados da Arqueologia Processualista, mais conhecida como Nova Arqueologia. A arqueologia passa a ser concebida como Antropologia.
Todas as correntes teóricas em arqueologia utilizam um conceito de cultura que norteia a elaboração de hipóteses e problemáticas de cada pesquisa. Nesse sentido, para o histórico-culturalismo, é incorreto afirmar que
seria possível mapear certos eventos a partir dos vestígios arqueológicos, sendo a diversidade do material proveniente de uma matriz antiga.
a cultura é homogênea, e as tradições são repassadas de uma geração para a outra.
cada tipo de artefato corresponde a um grupo étnico específico, e as culturas arqueológicas definidas eram percebidas pelos seus autores.
as mudanças culturais ocorriam por difusionismo, ou seja, resultam dos contatos entre diferentes culturas e a circulação de traços culturais.
a sequência cronológica da cultura material não importava, apenas sua distribuição geográfica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}