Listagem de Questões sobre Geral
Acerca de conceitos centrais da Antropologia, assinale a alternativa incorreta.
Pode-se dizer que, segundo a visão antropocêntrica, a própria sociedade é o centro da humanidade.
O costume de discriminar aqueles que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado mesmo dentro de uma mesma sociedade.
O conceito de cultura defendido por Clifford Geertz, em “A Interpretação das Culturas”, é essencialmente semiótico. O autor acredita, como Marx Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumindo a cultura como sendo essas teias e a sua análise.
Segundo Roberto DaMatta, a iniciação na Antropologia Social pelo chamado trabalho de campo aproxima-se muito do movimento que caracteriza os rituais de passagem.
O etnocêntrico tende a considerar categorias, normas e valores de sua sociedade como parâmetro aplicável a todas as demais.
A observação participante
deve ser considerada um método de pesquisa.
é uma técnica complexa que tem outras subsidiárias.
é adotada pelo pesquisador que não se envolve na vida da comunidade pesquisada.
é uma técnica somente aprendida e apurada teoricamente.
é adotada pelo pesquisador dogmático.
A entrevista parece ser uma técnica de pesquisa muito simples, mas requer uma arte em sua condução. Podendo ser classificada em: entrevista livre, fechada, repetida e aprofundada. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A entrevista fechada foi proposta por Lazers-feld.
A entrevista repetida é a mais utilizada pelos antropólogos.
A entrevista aprofundada é realizada com um plano simples sem respeito à ordem das perguntas.
A entrevista livre é realizada por meio de questionários.
A entrevista livre pode ser subdividida em: organizada e não organizada.
A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.
Os métodos e técnicas antropológicos estão relacionados com a orientação teórica empregada.
Os postulados teóricos e o conjunto de técnicas são independentes entre si.
O método funcionalista não contradiz o método histórico-cultural.
As variações metodológicas não interferem na escolha do que investigar na vida dos povos.
O elenco das técnicas, quando pensamos o trabalho de campo, é totalmente diferente de uma teoria para outra.
Do ponto de vista da história da Antropologia, o trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma verdadeira revolução na pesquisa antropológica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
I A pesquisa etnográfica constitui-se do exercício do olhar (ver) e do escutar (ouvir) que impõe ao pesquisador um deslocamento de sua própria cultura para se situar no interior do fenômeno por ele ou por ela observado, pela sua participação efetiva nas formas de sociabilidade, por meio das quais a realidade investigada se lhe apresenta.
II Considera-se a pesquisa de campo como uma etapa do método histórico que busca, em última instância, colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.
III O antropólogo brasileiro Roberto Cardoso de Oliveira recorreu a uma expressão em inglês para definir a experiência de escrever sobre a experiência de observar o “outro” e escutar o “outro”: Semantical Gap. Isto quer dizer que o antropólogo vivencia, seja na interação face a face, seja no ato de refletir sobre essa experiência, o momento de descoberta do “outro”, e é este o momento no qual o pesquisador faz um retorno a si mesmo, porque ele também se redescobre nessa descoberta.
IV Se o método etnográfico é composto por inúmeros procedimentos, incluindo levantamento de dados de pesquisa probabilística e quantitativa (demografia, morfologia, geografia, genealogia etc.); a observação direta é sem dúvida a técnica privilegiada para investigar os saberes e as práticas na vida social e reconhecer as ações e as representações coletivas na vida humana.
V O antropólogo reconhece, ao se relacionar com o “outro” na pesquisa de campo, uma similitude, uma aproximação, uma ponte entre valores que são definidos, desde a fundação da premissa de estranhar o “outro”, como parte do relativismo cultural.
A quantidade de itens certos é igual a
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