Questões de Antropologia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia do ano 2009

Os nomes que completam correta e respectivamente as lacunas do texto são

A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.

I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.

II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.

III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.

IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.

V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.

A quantidade de itens certos é igual a

A respeito da obra de Claude Lévi-Strauss, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.

I O desenvolvimento de temas como parentesco, totemismo e mitos consagrou Lévi-Strauss como autor e o acompanhou por, praticamente, toda a sua vida intelectual.

II A obra de Lévi-Strauss trouxe à cena antropológica a concepção de estrutura como código, ou seja, como um sistema de signos dotados de valores posicionais.

III Um grande nome da antropologia contemporânea, Clifford Geertz, considera "Tristes Trópicos" um livro que redefiniu as fronteiras e as funções intelectuais da ficção e da etnologia.

IV O conceito de “sociedades frias”, proposto por Lévi- Strauss, se refere àquelas sociedades que não valorizam a história e que pensam a história como reproduzindo uma forma idêntica. As “sociedades quentes” são as que vêem a história como motor explicativo.

Ele enfatizou, no entanto, que não há sociedades absolutamente “frias” ou “quentes”.

Acerca da proteção dos direitos culturais de populações indígenas e tradicionais na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Até hoje, seria impensável escrever a respeito de bruxaria, magia, religião, crenças referentes à causalidade, e mesmo acerca da sociologia geral do conhecimento sem mencionar o nome de _____________. Clássica também na sua forma tornou-se um exemplo da chamada monografia teóricodescritiva que, aliás, terá seu modelo mais bem acabado em Os Nuer, publicado três anos depois de Bruxaria: uma prosa elegante, descrições precisas, frases curtas e secas.

O nome que completa corretamente a lacuna acima é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis