Questões de Administração da CONESUL

Tem como escopo a manutenção da empresa em continuidade de operações, trabalhando, portanto, com as decisões de horizonte de longo prazo. Pode ser considerado como a principal etapa do processo de tomada de decisão.

Assinale a alternativa que corresponde à definição acima.

  • A. Planejamento Financeiro.
  • B. Planejamento Administrativo.
  • C. Planejamento Tático.
  • D. Planejamento Operacional.
  • E. Planejamento Estratégico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Há vários elementos que concorrem para acelerar a descentralização da autoridade nas organizações, entre as quais está
  • A.

    a complexidade dos problemas empresariais.

  • B.

    a empresa como um organismo passível de permanecer estático.

  • C.

    a simplicidade das empresas que se tornam cada vez maiores.

  • D.

    a dificuldade de se encontrar o bom senso.

  • E.

    a homogeneidade dos mercados e dos clientes.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Adotando-se a estrutura linear, à medida que a empresa cresce
  • A. ela promove a criatividade e inovação para manter o crescimento.
  • B. ela mantém a estabilidade e a constância das relações formais alavancando poderosamente o crescimento.
  • C. ela serve como vantagem competitiva contra os concorrentes.
  • D. ela conduz inevi tavelmente ao congest ionamento das l inhas formais de comunicação, principalmente na cúpula que centraliza for temente as decisões e o controle.
  • E. Nenhuma das alternativas acima está correta.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Motivação ou Motivo, refere-se a um estado interno que resulta de uma necessidade que ativa ou desperta o comportamento para atender a esta necessidade. De acordo com o psicólogo humanista ABRAHAM MASLOW, os seres humanos nascem com 5 (cinco) sistemas de necessidades, dispostas em hierarquia conforme o esquema abaixo:

Disponha os 5 (cinco) sistemas de necessidade conforme a hierarquia constante no esquema, escolhendo a resposta correta.

  • A.

    1. necessidades fisiológicas -2. necessidade de estima -3. Necessidade de amor- 4. necessidade de segurança -5. necessidade de auto-realização;

  • B.

    1. necessidade de segurança- 2. necessidade de auto-realização- 3. necessidade amor -4. necessidade de estima -5. necessidades fisiológicas;

  • C.

    1. necessidade de estima -2. necessidade de amor- 3. necessidade de segurança -4. necessidade de auto-realização -5. necessidades fisiológicas;

  • D.

    1. necessidade de amor -2. necessidade de estima -3. necessidades fisiológicas- 4. necessidade de segurança- 5. necessidade de auto-realização;

  • E.

    1. necessidade de auto-realização- 2. necessidade de estima- 3. necessidade de amor- 4. necessidade de segurança -5. necessidades fisiológicas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O planejamento estratégico está voltado para o
  • A. curto prazo e envolve cada departamento da organização.
  • B. futuro e envolve cada operação da organização.
  • C. médio prazo e envolve cada operação da organização.
  • D. longo prazo e envolve a empresa como totalidade.
  • E. curto prazo e envolve cada operação da organização.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A Organização Formal determina a espécie de interação de um grupo de trabalho. Esta interação é facilitada, quando

  • A.

    existe um corpo de normas bem estabelecidas.

  • B.

    existe um bom salário.

  • C.

    os funcionár ios se compor tam de maneira adequada.

  • D.

    estão corretas as alternativas "a" , "b" , e "c" .

  • E.

    estão incorretas as alternativas "a" , "b" e "c" .

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O Administrador tem consciência de que a produtividade organizacional está intimamente relacionada à qualificação dos seus funcionários. Para isto, o profissional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de Recursos Humanos, deverá
  • A. adotar o estilo deixe que eu faço para você , isto é, de executor de tarefas.
  • B. adotar o estilo de baixa assertividade perante as áreas usuárias de T&D.
  • C. conhecer de perto a realidade de trabalho à qual ele deve dar apoio.
  • D. centralizar e apoiar os processos de mudança da empresa e dos indivíduos que nela trabalham.
  • E. exercer um papel de incentivador da elevação do grau de conformidade dos funcionários às tarefas que devem desempenhar.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O conjunto de características de todo produto e serviço, ou relação planejada, praticada e verificada, visando superar as expectativas de satisfação das pessoas envolvidas denomina-se
  • A. planejamento.
  • B. controle.
  • C. emporwerment.
  • D. ciclo pdca.
  • E. qualidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os custos associados com a obtenção e manutenção da qualidade em uma organização, tanto em manufatura quanto em serviços são chamados de
  • A. custos principais.
  • B. custos da qualidade.
  • C. custos sistemáticos.
  • D. custos de serviços principais.
  • E. custos obrigatórios.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Conforme o TQC, os pequenos grupos de trabalhadores que são formados espontaneamente com o objetivo de estudar problemas que envolvam, por exemplo, a qualidade do produto, manutenção, redução de custo e segurança, propondo soluções viáveis à companhia, denominam-se

  • A. grupos principais.
  • B. times de operacionalidade.
  • C. círculos de controle da qualidade.
  • D. grupos semi-geridos.
  • E. equipes de auto-gestão.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: