Questões sobre Gestão por Competência

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão por Competência

O Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Governo Federal sugere uma série de cuidados metodológicos para a descrição de competências. Com base na proposta de competência descrita no quadro a seguir, analise as afirmativas abaixo.

"Capacidade de compreender os objetivos da instituição".

I Carece de elementos para ser considerada referencial de desempenho;

II Ausência de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;

III Carece de critério associado a esta competência;

IV Aponta um verbo e um objeto de ação, sem descrever critérios e condições associados a competência;

V A proposta contempla todos os quesitos para ser considerada como competência válida.

Estão CORRRETAS as afirmativas

Considerando a competência “realizar análises financeiras com precisão utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” e as orientações de descrição de competências adotadas pelo governo federal do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

I A competência está incompleta, pois não possui condição.

II O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é a condição da competência.

III A competência está incompleta, pois não possui critério.

IV O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é o critério da competência.

V O trecho “com precisão” é o critério da competência.

VI O trecho “com precisão” é a condição da competência.

Estão CORRETAS as afirmativas

A identificação das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes do processo de gestão por competências. Geralmente, o primeiro passo para essa identificação é a realização da pesquisa documental, em que são analisados o conteúdo da missão, a visão de futuro, os objetivos e outros documentos relativos à estratégia da organização. De acordo com a literatura nacional da área, esta fase consiste

As core competences (ou competências essenciais) foram delineadas nos estudos pioneiros de Hamel e Prahalad (2001). Para os autores, deveria ocorrer a mudança de foco das unidades de negócio para as competências, permitindo, desse modo, que as empresas se transformassem em um verdadeiro portfólio dessas competências. No entanto, para serem consideradas core competences, elas deveriam, obrigatoriamente, obedecer a três condições: teriam que atribuir vantagem competitiva às empresas, gerar valor perceptível pelos clientes e serem difíceis de imitar pela concorrência. Com base no texto apresentado acima, analise as empresas:

  I. A Delatel exerce o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados, regras, regulamentações e supervisão cerrada, com o objetivo de ganhos de produtividade com uma estrutura bem planejada de cargos e níveis hierárquicos. Um de seus funcionários está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe argumenta que a liderança é fruto de qualidades inatas.

II. A Macrosul está promovendo uma verdadeira revolução no seu sistema de vendas, cuja arma principal é a tecnologia da informação. A equipe de vendas será extinta e os vinte melhores vendedores serão transformados em consultores de mercado. Eles não terão mais a obrigação de vender, mas sim de assessorar os clientes em todo o processo de compra e estocagem de eletrodomésticos e móveis. Estarão aptos, inclusive, a orientar os clientes quanto às quantidades ideais de compra para cada tipo de produto, nos diferentes períodos do ano.

Assinale a alternativa CORRETA.

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais. Julgue as seguintes afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A partir de divergência de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.

(...) As situações de conflito são componentes inevitáveis e necessários da vida grupal.

(...) O conflito pode ter consequências positivas, funcionais, como também disfuncionais, ou seja, negativas, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

(...) O estilo de evitação reflete uma postura nem assertiva, nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. E ́ usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso.

Pode-se afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis