Questões de Administração do ano 2004

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Listagem de Questões de Administração do ano 2004

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Isabel é gerente de material de uma empresa portuária. Ao administrar sua equipe, sabe ouvir seus colaboradores, procura adequar a linguagem utilizada às diferentes capacidades de seus ouvintes e apresenta empatia. Nessa situação, é correto afirmar que Isabel demonstra ter competência interpessoal.

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As informações que fluem pelos diversos canais de comunicação em uma organização ocorrem, em sua grande maioria, de cima para baixo.

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Tanto na comunicação de cima para baixo, quanto na comunicação de baixo para cima, a filtragem de informações, apesar da possibilidade de perda de alguns conteúdos, é essencial para o processo de comunicação dos funcionários e, por conseguinte, dos setores, departamentos etc., pois não permite que a informação chegue ao seu destino agregada de detalhes supérfluos. Assim, a filtragem torna o processo de comunicação eficaz, pois a informação recebida é oportuna, adequada e pertinente.

Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.

Quando Marina envia um memorando para as unidades da empresa, informando a respeito de um novo convênio firmado, mesmo não se formando um ciclo de feedback, este processo pode ser denominado de comunicação de mão única.

A sobrevivência e o sucesso de uma organização dependem da eficiência com a qual produz seus bens e serviços, sendo o custo do produto determinado em grande parte pela eficiência do seu sistema produtivo. Assim, as organizações atuam na busca do aperfeiçoamento de seus sistemas de administração da produção, considerados por alguns autores como o coração dos processos produtivos. Quanto a esse tema, julgue os itens a seguir.

O planejamento e o controle do sistema de produção baseiam-se na estimativa da procura futura e envolvem programação e controle de empregados, de materiais e de recursos de capital, objetivando produzir a quantidade e a qualidade desejáveis de maneira eficiente. Contudo, a viabilidade das estimativas pode ser afetada negativamente por tendências inesperadas de mercado e por inovações em produtos, entre outros fatores.

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