Questões de Administração Pública da COMPERVE

A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.

II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.

III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.

IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.

V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.

  • A. Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • B. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • C. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • E. Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
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O modelo gerencial da administração pública preconiza a adoção de indicadores para monitorar e avaliar as ações das organizações e das políticas públicas. Analise as afirmações a seguir relativas a esses indicadores.

I A taxa de mortalidade da população por hipertensão é um exemplo de indicador de efetividade.

II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia.

 III O comparativo entre o percentual do número de metas cumpridas e o total de metas previamente estabelecidas é um exemplo de indicador de eficiência.

IV O número de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) por habitante é um exemplo de indicador de eficácia .

Das afirmações, estão corretas

  • A. II e III.
  • B. II e IV.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
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No setor público, a governança compreende mecanismos de liderança, de estratégia e de controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão. Para a implantação de um sistema de governança, a organização deve liderar com ética e combater os desvios. Com esse propósito, deve ser adotado o mecanismo de
  • A. estabelecimento de um modelo de gestão estratégica que considere aspectos como transparência e envolvimento das partes interessadas.
  • B. garantia de que os benefícios concedidos aos membros da alta administração e aos colegiados superiores estejam sujeitos ao crivo da transparência.
  • C. controle para evitar que preconceitos, vieses ou conflitos de interesse influenciem as decisões e as ações de membros da alta administração.
  • D. estabelecimento de um sistema que garanta o balanceamento de poder e a segregação de funções críticas.
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As sociedades têm centenas de problemas que cidadãos, políticos e gestores públicos acreditam ser questões de interesse público e a respeito dos quais o governo deve fazer algo. Sobre políticas públicas, assinale a alternativa correta.
  • A. O modelo de decisão da “lata de lixo” (do inglês garbage can) se aplica quando há um grande número de tomadores de decisão e uma grande dose de incerteza sobre as causas dos problemas e suas soluções.
  • B. De forma geral, a criação de políticas públicas envolve cinco atividades, também vistas como estágios, que ocorrem como uma progressão linear: definição de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação.
  • C. A fase de tomada de decisão corresponde à execução de atividades de tal forma que as ações do governo alcancem as metas preestabelecidas.
  • D. A nova gestão pública foi uma abordagem que integrou os órgãos criadores de políticas públicas aos órgãos implementadores, a fim de impulsionar a eficiência e a eficácia administrativa.
  • E. Em vez de adotar alternativas de maximização da política pública, no modelo de decisão racional espera-se que as decisões tomadas por negociação sejam o resultado de sucessivas comparações limitadas que os tomadores de decisão fazem entre novas propostas versus os resultados de decisões anteriores.
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Em relação às janelas de oportunidades para políticas públicas, associe os termos listados na coluna 1 com as definições e características apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. IV – I – III – II
  • B. I – III – IV – II
  • C. II – IV – I – III
  • D. III – IV – II – I
  • E. III – I – II – IV
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Nas organizações públicas, são encontrados líderes dos mais diferentes tipos. Uma das formas de liderança é baseada no poder pessoal, no qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de outra. Um dos possíveis tipos de poder que o líder tem é o poder de competência baseado
  • A. na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa que está liderando. Nesse caso, os liderados percebem o líder como detentor de certos conhecimentos que excedem os seus.
  • B. na atuação e no apelo carismático do líder. Nesse caso, o líder é admirado por certos traços marcantes de personalidade.
  • C. na coerção e no temor. Nesse caso, os liderados percebem que o fracasso em atender às exigências do líder poderá levá-los a sofrer algum tipo de punição ou penalidade que os liderados querem evitar.
  • D. na nivelação hierárquica que estabelece os escalões de autoridade. Nesse caso, o líder é percebido como alguém que tem mais poder.
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A reforma e a modernização do Estado envolvem um complexo processo de transição das estruturas políticas, econômicas e administrativas. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:
  • A. o aumento da governabilidade ou da capacidade política do governo de intermediar interesses, garantir legitimidade e governar não esteve entre os objetivos da reforma do Estado brasileiro dos anos 1990.
  • B. entre os objetivos globais do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995 consta a ampliação da ação do Estado àquelas funções que lhe são próprias.
  • C. entre as atividades exclusivas do Estado e a produção de bens e serviços para o mercado, temos hoje, dentro do Estado, uma série de atividades na área social e científica que não lhe são exclusivas. Incluem-se nessa categoria as escolas, as universidades, os centros de pesquisa científica e tecnológica, as creches, os hospitais, entre outras instituições.
  • D. em 1967, foi empreendida uma reforma administrativa pelo governo militar cuja característica principal era a centralização da execução das atividades da administração federal, conforme o estabelecido no Decreto-Lei nº 200.
  • E. entre os esforços da reforma do Estado elaborada por Bresser-Pereira não constava a dimensão cultural, uma vez que os resquícios de uma administração pública patrimonialista já haviam sido superados pela reforma anterior.
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O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) é constituído de oito partes integradas, denominadas de Critérios, que orientam a adoção de práticas de excelência com a finalidade de levar as organizações a elevar o seu desempenho na prestação de serviço ao cidadão. Um desses critérios aborda a observância do regime administrativo, a participação e o controle social. Esse critério é denominado
  • A. informação e conhecimento.
  • B. governança.
  • C. interesse público e cidadania.
  • D. processos.
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A Carta de Serviço ao Cidadão/Usuário é um documento elaborado por uma organização pública com o objetivo de informar aos cidadãos os serviços por ela prestados. Sua prática implica em um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais, que são:
  • A. Participação do cidadão, Geração de valor, Responsabilidade social e Visão de futuro.
  • B. Aprendizagem, Desenvolvimento de parcerias, Orientação por processos e Geração de Valor.
  • C. Transparência, Aprendizagem, Orientação por processos e Pensamento sistêmico.
  • D. Comprometimento, Transparência, Aprendizagem e Participação do cidadão.
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