Questões de Administração Pública da Banca não informada

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Na concepção da reforma implementada no Brasil, no final dos anos 90, a qual foi idealizada por Bressser- Pereira, prevê-se que, além da reorganização do aparelho do Estado e do fortalecimento do seu núcleo estratégico, a reforma também deveria transformar o modelo de administração pública vigente levando à implementação de uma administração pública gerencial. Tomando por base o referido modelo de administração pública, não se coaduna com as características deste:

A humanidade, ao longo dos últimos séculos, vivenciou diversas mudanças em relação ao papel do Estado. Observa-se que o Estado, após a transição do absolutismo para o Estado de Direito na idade moderna, fica submetido à lei. As revoluções inglesa, francesa e americana foram as responsáveis pela disseminação do “Estado Liberal e Democrático”, no qual o Estado fica também sujeito à sociedade. Assim sendo, tendo em vista as evoluções implementadas na Administração Pública brasileira, não é possível afirmar que:

O objetivo principal da Governança Corporativa consiste em garantir que os interesses dos gerentes e executivos de alto nível estejam alinhados com o dos acionistas. Analise as afirmativas a seguir, relativas à Governança Corporativa.

I. Os agentes da Governança Corporativa são o conselho de administração, o principal executivo e a diretoria, a auditoria interna da empresa e o conselho fiscal.

II. A missão do conselho de administração consiste em proteger o patrimônio e gerenciar os conflitos entre os proprietários e os colaboradores da empresa.

III. A boa governança deve promover a igualdade entre os sócios, com base no princípio de que uma ação equivale a um voto.

Está correto o que se afirma em:

A literatura a respeito de descrição de competências na administração pública sugere que estas sejam redigidas iniciando-se com “verbo” e seu objeto. Todavia, a mesma literatura recomenda atenção na escolha dos verbos. Analise as propostas de competências abaixo.

I Conhecer os serviços da instituição.

II Internalizar os valores dos grupos de trabalho.

III Refletir sobre seu papel na cultura organizacional.

IV Elaborar planilhas de cálculo em editores de planilha.

V Compreender as demandas do cidadão.

VI Propor sugestões de melhorias em reuniões.

As propostas das competências que contêm os verbos mais adequados de acordo com a literatura adotada pelo Governo Federal são

Na administração pública, podem ser utilizados diversos tipos de critérios para agrupamento das atividades em unidades organizacionais. Identifique e assinale a alternativa que representa o critério para departamentalizar atividades repetitivas e altamente especializadas.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

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