Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

No que se refere à evolução da Administração Pública no  Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o item.


Com o modelo do PSO (Public Service Orientation), o entendimento de que o usuário do serviço deve ser visto como um cliente-consumidor foi fortalecido, em relação ao Consumerism

Para implantar uma nova administração pública gerencial é necessário que as instituições públicas estejam cada vez mais baseadas em conceitos nas ideias do setor privado.


Os 4 (quatro) E´s da Gestão Pública são, EXCETO:

#Questão 963270 - Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, FGV, 2022, SEFAZ-BA, Agente de Tributos Estaduais - Administração e Finanças

Considerando os modelos típicos da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.


I. O gerencialismo puro foi criticado por usar uma abordagem puramente economicista, sem considerar especificidades do setor público.


II. O modelo burocrático tinha como prioridades a segregação de funções e a profissionalização, aspectos de grande relevância na Administração Pública atual.


III. O Public Service Orientation é um modelo que prioriza a competividade estatal, direcionando suas ações para a satisfação do usuário-cliente.


Assinale a opção que indica as afirmativas em que a definição está em conformidade com o modelo apresentado.

Em relação à evolução da administração pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o item.


O modelo gerencial foi concebido no contexto da crise do petróleo, na década de 1970, quando se esgotaram as condições que viabilizavam a manutenção do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social), em que prevalecia o entendimento de que cabia ao Estado apenas a produção dos bens básicos, como segurança e defesa nacional. 

Em relação à evolução da administração pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o item.


Diante das práticas patrimonialistas (rent-seeking ou privatização do Estado), Vargas optou pela adoção de um modelo que se pautasse pelo controle minucioso das atividades-fim, sendo o primeiro movimento para a implantação do paradigma gerencial. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis