Listagem de Questões sobre Geral
Considerando as idéias de Max Weber sobre poder e dominação (in Economia e Sociedade, vol. 1, Ed. Universidade de Brasília, 1991) é incorreto afirmar que este autor:
Define poder como a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
Define dominação como a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.
Identifica três tipos puros de dominação: a legítima, a tradicional e a carismática.
Afirma que na dominação tradicional é decisiva a fidelidade pessoal de servidor para as relações entre o quadro administrativo e o senhor.
Fundamenta o poder carismático na dedicação afetiva a líderes com qualidades pessoais consideradas extracotidianas.
A concepção de Estado vem sofrendo alterações ao longo do tempo, sendo alvo de controvérsias entre diferentes matrizes ideológicas. Assinale a opção que melhor define as características do Estado numa democracia liberal.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se pela ausência de demarcação entre estado e não-estado.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por deter o monopólio do poder econômico.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por prover a todos os cidadãos o acesso à saúde, educação, previdência social e aposentadoria.
O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por defender a burocratização do aparelho estatal.
O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por reivindicar a superioridade do mercado.
O tratamento da questão social pelo estado brasileiro inicia-se na década de 30 e convive com estruturas assistenciais da fase anterior. Entre as opções abaixo, indique aquela em que instituições são representativas do tratamento da questão social no Brasil antes e depois da década de 30, respectivamente.
sociedade de auxílio mútuo e Institutos de Aposentados e Pensões
associações religiosas e organizações internacionais
Legião Brasileira de Assistência e Caixas de Aposentados e Pensões
Uma forma de entender as organizações é através das diferentes metáforas que foram sendo construídas para explicar o seu funcionamento. Apesar de indicarem uma forma particular de pensar as organizações, essas metáforas, em seu conjunto, possibilitam a leitura e a compreensão de situações específicas orientando a administração. Assinale a frase que define corretamente a metáfora política, descrita por Morgan.
A metáfora política enfatiza a análise do ambiente organizacional no sentido de avaliar qual é o nicho de atuação da empresa e suas perspectivas de sobrevivência.
A metáfora política enfatiza as idéias e as crenças que foram criadas e incorporadas pela organização no sentido de avaliar as relações interpessoais e intraorganizacionais.
A metáfora política enfatiza a análise da divisão do trabalho e do sistema de comunicação e controle no sentido de avaliar a aplicação de normas e procedimentos.
A metáfora política enfatiza a análise da divisão do poder e da autoridade na organização no sentido de avaliar o grau de convergência e divergência de interesses.
A metáfora política enfatiza a análise do fluxo de informações e da capacidade de aprendizagem da organização no sentido de avaliar seu grau de inovação.
A crise do Estado da década de 80 levou à reformulação de suas funções, de forma a permitir às economias nacionais sobreviverem num mundo globalizado. Nesse novo contexto, o Estado de orientação social-democrata passa a ter como principal atribuição:
Proteger as economias da competição inter-nacional, posto que a globalização ameaça seriamente o equilíbrio interno.
Criar condições que permitam aos agentes econômicos nacionais competirem globalmente.
Diminuir investimentos nas áreas tecnológicas e de infra-estrutura, posto que uma economia globalizada requer de seus agentes econômicos privados autonomia de investimento nestes setores.
Diminuir a intervenção na vida econômica, como forma de permitir que o mercado globalizado regule as relações entre as economias nacionais.
Diminuir investimentos nas áreas de saúde, educação e cultura, posto que uma economia globalizada requer um grau de dependência menor dos agentes econômicos face ao Estado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}