Listagem de Questões sobre Geral
A Escola de Relações Humanas contrapôs-se à Escola Clássica por discordar da abordagem desta Escola que via as organizações com um funcionamento análogo ao das máquinas. Com relação à Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.
Mayo desenvolveu seus estudos na fábrica de nome Hawthorne onde realizou pesquisa sobre a influência da remuneração na produ- tividade.
O grupo influencia a produtividade dos indi- víduos, portanto a comunicação e o papel do chefe assumem importância no estudo da administração.
A pesquisa de Hawthorne desenvolveu-se sem base científica, não levando em conside- ração o grupo de observação.
A dinâmica de grupo é desconsiderada pois as relações pessoais não interferem na pro- dutividade individual.
A base da motivação são os incentivos finan- ceiros na forma de maior remuneração para quem produz mais.
Marque a opção na qual todas as características indicadas não pertencem aos princípios da administração pública gerencial. I. Orientação voltada para o cidadão. II. Controle hierárquico e formalista dos procedimentos. III. Orientação voltada para a obtenção de resultados. IV. Descentralização e incentivo à criatividade e à inovação. V. Autonomia gerencial, sendo o contrato de gestão o instrumento de controle dos administradores públicos. VI. Critérios de mérito e impessoalidade na gestão. VII. Interpermeabilidade dos patrimônios público e privado.
III e VII
II, VI e VII
I, III, V e VI
II e III
I, II e VI
O governo da Grã-Bretanha, eleito em 1979, es- tava determinado a mudar o modo de funciona- mento do serviço público, diminuindo a interven- ção do Estado na economia, aumentando a efici- ência do mesmo. A seguir são listadas algumas características e princípios das reformas adminis- trativas na Grã-Bretanha: I. Criação de novos sistemas de informação, dando ênfase ao lado financeiro do controle administrativo. II. Retorno ao Estado dos serviços mal gerenci- ados pelo setor privado, com o propósito de aumentar a eficiência geral da economia. III. Implementação de um sistema de orçamen- tos por delegação em todos os ministérios. IV. Fim das colônias imperiais. V. Terceirização dos serviços de saúde. VI. Redução do número de funcionários da ad- ministração central de 700 mil para 600 mil. VII. Fim do serviço militar obrigatório. Indique a opção na qual todas as sentenças indi- cadas estão corretas.
No Brasil, o modelo de administração burocrática surge a partir dos anos 30. Surge no contexto da aceleração da industrialização brasileira, no qual o Estado assumiu um papel de intervenção ativa no setor produtivo de bens e serviços. A partir daí houve sucessivas tentativas de reforma rumo à Administração Gerencial. Selecione qual das op- ções abaixo não pertence à evolução da adminis- tração pública no Brasil.
O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP foi criado em 1936 e repre- sentou a tentativa de formação dos princípios da administração gerencial e da burocracia nos moldes weberianos.
O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP valorizou instrumentos im- portantes de gestão de recursos humanos, tais como o instituto do concurso público e do treinamento.
O Governo JK criou comissões especiais, como a Comissão de Estudos e Projetos Administrativos, objetivando a realização de estudos para simplificação dos processos administrativos e reformas ministeriais.
o O Decreto-Lei n 200, de 1967, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática; instituíram-se o planejamento e o orçamento como princípios de racionalidade administrativa.
No início dos anos 80, foi criado o Ministério da Desburocratização, cujo objetivo era revi- talização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade e a promoção da eficiência.
A reforma do Estado significa garantir a esse aparelho maior governança, significa tornar mais eficientes as atividades exclusivas do Estado e tornar os serviços sociais competitivos em organi- zações públicas não-estatais. Em relação aos objetivos da reforma do aparelho do Estado, são corretas as seguintes afirmações: I. Limitar a ação do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando, em princípio, os serviços não-exclusivos para a propriedade pública não-estatal e a produção de bens e serviços para o mercado e para a iniciativa privada. II. Transferir da União para os estados e municí- pios as ações de caráter local: só em casos de emergência cabe a ação direta da União. III. Transferir parcialmente da União para os es- tados as ações de caráter regional, de forma a permitir uma maior parceria entre os estados e a União. IV. Submeter ao voto popular as principais deci- sões tomadas pelo núcleo central, a fim de ga- rantir a efetiva participação da sociedade. V. Maior autonomia e, conseqüentemente, maior responsabilidade para os dirigentes do setor público não-estatal. VI. Demitir, sistematicamente, observando os cri- térios de mérito e antiguidade, os funcionários, adequando o quadro administrativo aos recur- sos disponíveis para a sua manutenção. VII. Cortar os gastos militares. Indique a opção em que todas as afirmações es- tão corretas.
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