Questões de Administração Pública do ano 2025

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Listagem de Questões de Administração Pública do ano 2025

#Questão 1088102 - Administração Pública, Governabilidade, Governança e Accountability, CESPE / CEBRASPE, 2025, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área 2: Governança, Auditoria, Controle e Conformidade

Julgue o seguinte item, a respeito do histórico da governança corporativa.


A expressão governança corporativa, originária da língua inglesa — corporate governance —, foi difundida pelos envolvidos na administração de companhias abertas e pelas coberturas midiáticas das atividades de tais companhias.

#Questão 1088103 - Administração Pública, Governabilidade, Governança e Accountability, CESPE / CEBRASPE, 2025, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área 2: Governança, Auditoria, Controle e Conformidade

Julgue o seguinte item, a respeito do histórico da governança corporativa.


Um importante marco histórico na evolução da governança corporativa no mundo é o Relatório de Aspectos Financeiros de Governança Corporativa, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

#Questão 1088104 - Administração Pública, Governabilidade, Governança e Accountability, CESPE / CEBRASPE, 2025, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área 2: Governança, Auditoria, Controle e Conformidade

Julgue o seguinte item, a respeito do histórico da governança corporativa.


A governança corporativa apresentou avanços significativos no século XXI, indo além do propósito de geração de dados econômicos para os sócios e passando a enfocar, também, o atendimento aos stakeholders.

Em relação ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item a seguir.



No modelo gerencial puro, há o incremento na busca pela qualidade, sendo este decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, o qual passa de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos.

Com base no modelo de excelência de gestão, julgue o item a seguir, no que concerne à excelência nos serviços públicos.

O fundamento da orientação por processo prevê o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em relação à excelência, e que atendam às necessidades e às expectativas das partes interessadas. 

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