Questões de Administração Geral da IFPI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral da IFPI

#Questão 961920 - Administração Geral, Gestão Estratégica, IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Administração - Edital nº 73

Há, em vias gerais, três níveis de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional (CHIAVENATO; SAPIRO, 2009).

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados - fundamentos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009

Sobre os níveis distintos de planejamento, assinale a opção INCORRETA, dentre as alternativas a seguir:

#Questão 961921 - Administração Geral, Organizações, Sistemas e Métodos, IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Administração - Edital nº 73

No contexto da pandemia de COVID-19, vivenciado a partir de março de 2020, algumas empresas experimentaram grande crescimento, motivado pelo aumento do volume de projetos contratados. Porém, com uma estrutura organizacional centralizada, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria, a gerência administrativa da empresa Piauí Projetos Ltda., através do seu gerente Jorge Aragão, sugeriu uma reestruturação organizacional por meio da descentralização de poder, baseado no argumento de que:

#Questão 961922 - Administração Geral, Gestão Estratégica, IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Administração - Edital nº 73

Considere o trecho abaixo.

As escolas do pensamento sobre formulação de estratégica são apresentadas e criticadas por Henry Mintzberg e colegas (Livro: Safári de Estratégia), discutindo conceitos importantes ao campo dos estudos sobre estratégia, bem como o contexto de surgimento e difusão de técnicas, ferramentas e processos. Divididas no livro em dez escolas, elas são apresentadas como perspectivas, indicativos de contribuições e limitações (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2010).

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman Editora, 2010.

A partir desta contextualização, julgue os itens a seguir e assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA (Considere: V - VERDADEIRO/ F - FALSO): 

I - A noção de SWOT é apresentada como uma avaliação dos pontos fortes e fracos da organização, à luz das suas oportunidades e ameaças em seu ambiente;
II - A matriz de crescimento-participação do grupo Boston Consulting Group (BCG) tem como característica central basear-se no plano de produtos, marketing e financeiro como uma das etapas do planejamento estratégico;
III - O famoso modelo de cinco forças de Michael Porter tomava produtos ou unidades de negócio como foco, baseando-se, para isso, no ciclo de vida dos produtos, no seu potencial de crescimento, participação de mercado, curva de experiência e um portfólio diferenciado;

Douglas McGregor, que revolucionou o pensamento de gestão quando escreveu The Human Side of Enterprise (1960), identificou dois conjuntos de crenças que os gestores têm sobre a equipe. Assim, têm-se a Teoria X e Teoria Y, que afirmam que o comportamento humano está vinculado aos diferentes estilos de gestão. Leia as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA:

#Questão 961924 - Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Administração - Edital nº 73

Considere o exemplo abaixo:

A pesquisa de marketing tem o propósito de ligar o público à empresa por meio da informação. Uma pesquisa realizada sobre os consumidores de varejo dos Estados Unidos pelas lojas de departamentos Walmart constatou que suas principais vantagens competitivas eram oferecer benefícios funcionais, como ‘preços baixos’, e benefícios emocionais, como ‘fazer com que os consumidores se sintam clientes inteligentes’. A partir dessas informações, o Walmart desenvolveu a campanha “Economize dinheiro, viva melhor”.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012. p. 796.

No campo de estudo do Marketing, podemos entender esse exemplo como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis