Questões de Administração Geral da IF-ES

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Listagem de Questões de Administração Geral da IF-ES

Considerando os princípios gerais do planejamento estratégico apresentados por Oliveira (2006), responda à questão.
No processo de estabelecimento e hierarquização de objetivos, é CORRETO afirmar:

Com base nas teorias sobre os estilos de liderança (autocrático, liberal e democrático) e de acordo com Chiavenato (2014), analise as afirmativas a seguir:

I. A liderança autocrática tende a centralizar as decisões no líder, gerando maior produção em curto prazo, mas frequentemente causando tensões, frustrações e dependência do líder por parte do grupo.
II. A liderança liberal é caracterizada por delegação total e ausência de controle, resultando em alta qualidade na produção e forte integração entre os membros do grupo.
III. A liderança democrática incentiva a participação do grupo nas decisões, promovendo comunicações espontâneas, relacionamentos cordiais e comprometimento, além de uma qualidade de trabalho superior.
IV. Em qualquer situação, o estilo democrático é sempre o mais adequado, pois elimina conflitos e garante alta produtividade em todos os contextos organizacionais.
V. Na prática, o líder eficaz adapta seu estilo de liderança de acordo com as circunstâncias, as características das pessoas e as tarefas a serem executadas.

Estão CORRETAS

Para a questão, considere os conceitos básicos de Controle da Qualidade Total (TQC) apresentados por Campos (2014). 
Relacione os conceitos apresentados a seguir com suas respectivas principais ideias:

Conceitos:
1. Qualidade
2. Produtividade
3. Competitividade
4. Sobrevivência

Principais ideias:
I) Relaciona-se à capacidade de uma organização manter-se no mercado, adaptando-se às mudanças e atendendo às demandas dos clientes de forma eficiente.
II) Corresponde à capacidade de produzir bens ou serviços com o menor consumo de recursos, mantendo ou aumentando o valor do produto para o cliente.
III) Define-se pela capacidade de entregar produtos ou serviços que atendam ou excedam as expectativas dos clientes, garantindo satisfação contínua.
IV) Está associada à capacidade de uma organização de se destacar no mercado em relação a seus concorrentes, oferecendo valor superior.

Escolha a alternativa que apresenta a correspondência CORRETA entre os conceitos e as ideias principais:

Para a questão, considere a figura a seguir:

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Fonte: Adaptado de Kaplan e Norton (1997, p.12) 
Analise as afirmativas a seguir sobre o Balanced Scorecard e determine quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) O Balanced Scorecard atua como uma ferramenta cíclica e interdependente, integrando as etapas de Esclarecimento, Planejamento, Comunicação e Feedback.
( ) O processo de Planejamento e Estabelecimento de Metas inclui o alinhamento de iniciativas estratégicas e a alocação de recursos, sendo uma etapa que conecta diretamente a visão estratégica às ações práticas.
( ) A etapa de Feedback e Aprendizado Estratégico prevê articulação da visão compartilhada, fornecimento de feedback e revisão estratégica, mas não é essencial para o aprendizado organizacional.
( ) O Balanced Scorecard facilita a vinculação entre objetivos estratégicos e medidas de desempenho, alinhando a comunicação e as recompensas dentro da organização.
( ) A implementação do Balanced Scorecard deve começar com a revisão de todas as metas já existentes, desconsiderando a etapa Esclarecendo e Traduzindo a Visão e a Estratégia.

Escolha a alternativa que representa CORRETAMENTE a sequência das afirmações anteriores:

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