Questões de Administração Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral

O processo administrativo compreende as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, as quais estão inter-relacionadas e são indispensáveis à gestão eficaz das organizações.
(CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.)

Considerando o disposto, relacione adequadamente as funções administrativas aos conceitos apresentados.

1. Controle.
2.Direção.
3.Organização.
4. Planejamento.

( ) Alocar recursos, estruturar as equipes para execução das tarefas e definir as responsabilidades de cada equipe para a execução de ações.
( ) Definir estratégias, objetivos e metas e objetivos para os próximos cinco anos, detalhando os recursos necessários e os prazos.
( ) Engajar os servidores no cumprimento das metas, promovendo comunicação clara e motivação visando a realização das ações de forma eficaz.
( ) Monitorar o andamento das ações, comparar e avaliar os resultados alcançados em relação aos resultados alcançados e propor ajustes, se necessário.

A sequência correta está em

Um município está enfrentando desafios em algumas áreas da gestão. O gestor público solicitou que cada problema fosse identificado com base nos princípios de diferentes áreas da administração. Considerando o contexto, relacione adequadamente as áreas apresentadas à situação-problema relacionada a cada uma.

1. Administração financeira.
2. Administração de pessoas.
3. Administração de materiais.
4.Organização e métodos.

( ) A rotatividade de funcionários aumentou significativamente, impactando a produtividade e os custos com organização de novos processos seletivos e treinamento.
( ) Os processos administrativos apresentam alta redundância e inconsistências, o que tem gerado retrabalho e perda de tempo na execução de tarefas.
( ) Há problemas de fluxo de caixa devido à realização da receita abaixo do previsto e negociação inadequada dos prazos para pagamentos.
( ) O estoque apresenta registros frequentes de falta de insumos essenciais, o que tem atrasado a prestação de serviços demandados pela população.

A sequência está correta em

A ____________________________ é um processo essencial para garantir que as iniciativas adotadas em uma organização estejam alcançando os objetivos planejados.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

A empresa, para orientar os setores sobre normas e processos de qualidade, pode colaborar com algumas aplicações. Desse modo, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Elaborar um Manual da Qualidade que descreva como a organização atende aos requisitos normativos e regulatórios.
( ) Não corrigir as falhas de seus colaboradores.
( ) Utilizar softwares para centralizar e automatizar etapas manuais do trabalho.
( ) Seguir as normas ISO 9000 e 9001, que são um conjunto de regras que trazem diretrizes para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

#Questão 1104937 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, Instituto Consulplan, 2025, CRP - 3ª Região (BA), Assistente Organizacional - Assistente de Contas a Pagar

Uma autarquia implantou recentemente o sistema de Gestão da Qualidade Total (GQT); entretanto, foram identificados os seguintes problemas:

1. Procedimentos operacionais padronizados não estavam sendo seguidos por alguns funcionários.
2. Altas taxas de reclamações de cidadãos-clientes relacionadas aos serviços prestados.
3. Relatórios de não conformidade não estavam sendo analisados de forma sistemática.
4. Falhas na utilização de ferramentas adequadas de medição essenciais para o controle de qualidade.

Com base na gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O problema com os procedimentos operacionais padronizados demonstra uma falha na capacitação e no engajamento dos funcionários, faltando treinamentos e práticas de motivação.
II. O aumento de reclamações de cidadãos-clientes indica a necessidade de implementar medidas efetivas e ferramentas adequadas para sua medição, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.
III. A falta de análise sistemática dos relatórios de não conformidade evidencia a necessidade de implementar ciclos de melhoria contínua na gestão.
IV. As falhas na utilização de ferramentas adequadas de medição comprometem a conformidade dos serviços prestados com os padrões estabelecidos.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis