Homem de sessenta e seis anos de idade, portador de cirr...

Homem de sessenta e seis anos de idade, portador de cirrose hepática, CHILD B, deu entrada no pronto-socorro com queixa de episódios de melena havia pelo menos três dias. Encontrava-se orientado, hemodinamicamente estável (PA de 100 mmHg e FC de 96 bpm), abdômen discretamente distendido, flácido, indolor à palpação e com piparote positivo. Os exames laboratoriais iniciais da admissão mostraram: Hg de 6,8 g/dL, leucócitos de 13.500 mL e plaquetas de 165.000 k/uL. Foi encaminhado à unidade de endoscopia onde se submeteu a uma videoendoscopia digestiva alta, que apresentou os seguintes resultados: presença de 3 cordões varicosos azulados, tortuosos, de médio e grande calibre localizados nos 2/3 distais do esôfago. Próximo à cárdia constatou-se a presença de área esbranquiçada com depressão central discreta, disposta sobre um dos cordões varicosos, além de red spots e pontos hematocísticos dispostos sobre as varizes no 1/3 distal do esôfago.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir, de acordo com o consenso de Baveno VI na condução do caso.

O tratamento inicial, nesse caso, deveria ser o uso de betabloqueadores não seletivos (propanol ou nadolol) associados à ligadura elástica das varizes esofágicas; e, caso o paciente apresente contraindicação ao uso dos betabloqueadores, deverá ser realizada apenas a ligadura das varizes esofágicas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis