Foi realizada em um paciente de sessenta e quatro anos d...

Foi realizada em um paciente de sessenta e quatro anos de idade, com queixas dispépticas, videoendoscopia digestiva alta com cromoscopia digital (NBI). Foi identificada no exame área de atrofia intensa no antro com focos de mucosa de aspecto viliforme, compatível com metaplasia intestinal. Foram observados também, na pequena curvatura um pouco acima do piloro — área de superfície irregular com leve protusão da superfície mucosa — discreta elevação marginal e suave afilamento de pregas convergentes, com área mais deprimida e pequena úlcera central, bordas irregulares, sem convergência de pregas, em torno de 15 mm de diâmetro. Foram realizadas biópsias. O estudo histopatológico revelou tratar-se de adenocarcinoma tubular bem diferenciado.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.

A ultrassonografia endoscópica (USE) deve ser utilizada para avaliar a possibilidade de mucossectomia endoscópica ou dissecção submucosa endoscópica, para remoção endoscópica dessa lesão, possibilitando a identificação do acometimento neoplásico dos linfonodos perigástricos em região próxima da lesão suspeita.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Após publicação de lei federal que reduz o montante dos recursos repassados pela União aos estados e municípios brasileiros para os fundos de participação dos estados e dos municípios, respectivamente, um governador e um prefeito ingressaram, cada um, no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a referida lei.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens 168 e 169.

O STF deverá rejeitar a ação intentada pelo prefeito, tendo em vista que ele não está legitimado pela Constituição da República para impetrar ação direta de inconstitucionalidade contra lei federal.

Resolva a questão aqui ›


Os procedimentos de seleção de pacientes, também denominados critérios de inclusão e exclusão, em ensaios clínicos, em geral, estabelecem restrições à população de estudo e limitam a validade externa de estudos epidemiológicos.

Resolva a questão aqui ›


Com base nos preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em vigor — Lei n.º 9.394/1996, julgue os itens que se seguem.

Em todas as escolas que ministram o ensino fundamental, é obrigatório oferecer oportunidades de estudo em Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Educação Física, conhecimentos do mundo físico, da natureza, da realidade social e política, com ênfase na realidade brasileira e no Ensino Religioso.

Resolva a questão aqui ›