Em relação à cultura organizacional, assinale a alternat...

Em relação à cultura organizacional, assinale a alternativa correta.
  • A. Conforme conceituado por Edgard Schein, a cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Entretanto, logo que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, eles não devem ser ensinados aos demais membros da organização como a maneira certa de se perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas, pois isso inibiria a criatividade e o desenvolvimento organizacional.
  • B. Verificamos que, no todo ou em parte, os elementos que compõem a cultura organizacional (como: valores, crenças e pressupostos, mitos, tabus, heróis etc.) fornecem uma interpretação para os membros da organização, em que a passagem dos significados se dá como uma coisa aceita. A linguagem é funcionalizada, restando a aceitação do que é oferecido como é oferecido. De certa forma, isso sugere a presença de um componente hipnótico, por meio do qual as mensagens e comportamentos convenientes são objeto de aplauso e adesão, levando à naturalização do seu conteúdo e à transmissão espontânea aos demais membros. Tanto a adesão como a reprodução demonstram não a liberdade dos indivíduos de os aceitar ou não, mas a eficiência do controle embutido.
  • C. É papel do setor de administração de recursos humanos: a definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento e a seleção; o desenho de programas de treinamento e de desenvolvimento, que passam a enfatizar a história da organização; a preparação de solenidades para celebrar heróis e destacar o comportamento exemplar; e a divulgação em mídia/imprensa interna dos “desviantes” demitidos, de modo a esclarecer o caráter punitivo das normas vigentes.
  • D. É incorreto propagar intervenções técnicas da Psicologia (ou outros campos disciplinares) facilitadoras de mudança de cultura organizacional, visto que esta é imutável. O correto é intervir em mudanças de clima organizacional.
  • E. Mats Alvesson expõe a cultura organizacional como um frágil mecanismo de controle, visto que, apesar de conformar condutas, homogeneizar maneiras de pensar e viver a organização, não consegue escamotear as diferenças e conflitos inerentes a um sistema que guarda um antagonismo e acaba por favorecer a reflexão crítica do trabalhador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O alimento tem grande potencial de modificação e transformação, capaz de contribuir para um exercício profissional eficiente e amplo do nutricionista, principalmente no contexto da elaboração de cardápios. No que se refere a planejamento de cardápios, julgue os itens a seguir. O cardápio é a ferramenta operacional que relaciona os alimentos destinados a suprir as necessidades nutricionais individuais e coletivas, discriminando os alimentos por preparação, quantitativo per capita, energia, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, conforme a norma de rotulagem.

Resolva a questão aqui ›


O verbo em destaque deve sua flexão ao elemento sublinhado em:

Resolva a questão aqui ›