As descrições na norma NBR ISO 9001: 2015 incluem a dec...

As descrições na norma NBR ISO 9001: 2015 incluem a declaração de cada princípio, a justificativa do motivo pelo qual o princípio é importante para a organização, alguns exemplos de benefícios associados ao princípio e exemplos de ações típicas para melhorar o desempenho da organização quando esta aplicar o princípio.

São considerados princípios de Gestão da Qualidade, EXCETO:

  • 31/01/2018 às 02:49h
    0 Votos

    1. Foco no cliente
    Toda empresa é sustentada pelo seu cliente, seja ele um consumidor de produtos ou de serviços. O cliente é o principal pilar de sustentação para qualquer organização e, por isso, a primeira dica é ter atenção a quem consome os seus serviços.

    A função do bom gestor não é só atender às demandas atuais dos seus clientes, mas ser capaz de prever também as suas necessidades futuras ? e, claro, ter disposição para atender a todas elas. Com isso, o gestor deixa de cumprir a expectativa dos clientes e passa a superá-las, e esta é a melhor dica para fidelizar seus compradores.

    2. Liderança
    Há uma linha clara que diferencia o chefe comum de um verdadeiro líder: o chefe, normalmente, é designado para o cargo e se ocupa de dar ordens; já o líder é o principal motivador da sua equipe, que deseja crescer junto com ela.

    É claro que as empresas inovadoras têm líderes à sua frente. O líder deve ser uma figura proativa e deve se tornar um exemplo no qual o time de colaboradores possa se inspirar. É ele quem irá estabelecer os objetivos da organização e conduzi-la, através de estratégias aplicadas, a alcançar as metas desejadas.

    3. Envolvimento das pessoas
    Cada habilidade dos seus colaboradores pode ser o caminho para conduzir a organização a inovar e a se firmar no mercado. É preciso saber gerir os prós e os contras de cada funcionário, buscando corrigir os pontos negativos e aperfeiçoar os positivos.

    Cada pessoa participante da organização deve se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los com a ajuda de seu potencial particular.

    4. Abordagem de processo
    O processo de uma organização precisa ser bem gerido, a partir do entendimento de que eles são ferramentas de comunicação com os demais setores do negócio.

    O processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da empresa ? e, com ele, fica mais fácil identificar onde há desvios de lucros e também fica mais eficiente o estabelecimento de metas para a organização.

    5. Abordagem sistêmica da gestão
    Todos os processos de uma empresa interagem entre si, o que apresenta os resultados de todo o sistema da organização. Esses processos interligados devem ser identificados pelo gestor, entendidos e gerenciados por ele.

    Um processo ocorrido na empresa sempre traz consigo um produto ou um serviço para outro processo ? e, dentro dos negócios, existem vários processos. Processos no cliente, nos fornecedores, nos parceiros.

    A abordagem sistêmica da gestão significa entender a ligação entre todos esses processos e a usá-los para perceber onde sua empresa está tendo lucros e prejuízos.

    6. Melhoria contínua
    A adaptação e a melhoria constante deve ser o objetivo fixo de qualquer gestor. A melhora no atendimento ao consumidor, a melhora no desempenho do gestor, no desempenho dos colaboradores e todas as demais são muito importantes para manter o gás do seu negócio e para se firmar no mercado cada vez mais competitivo.

    7. Abordagem factual para tomadas de decisões
    A empresa que faz uso das análises lógicas e intuitivas tende a tomar decisões mais precisas e assertivas. O gestor não deve ser impulsivo, mas seguro do que faz porque age baseado em dados precisos.

    Toda decisão deve ser feita a partir de dados, de análises e de processos muito bem definidos.

    8. Relações mutuamente benéficas com fornecedores
    O contato com seus fornecedores deve ser de cumplicidade, pois os negócios são interdependentes. Quando há benefícios mútuos, ambas as partes tendem a agregar mais valor.

    Uma boa relação com o fornecedor gera vantagem sobre a concorrência porque o comprometimento das partes se reflete na qualidade do produto ofertado, em prazos de entrega mais curtos e, como consequência, no agrado ao consumidor.

  • 29/07/2019 às 09:55h
    0 Votos

    Foco no cliente– a empresa deve trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e prevendo suas necessidades futuras, obtendo a sua fidelização. Pois uma organização sem cliente não sobrevive.


    Liderança– a organização deve possuir uma equipe de liderança que possua solidez e está por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia.


    Engajamento das pessoas – Cada colaborador da empresa precisa se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los.


    Abordagem de processo e Sistemática para a gestão– A abordagem de processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da empresa, tornando assim mais fácil identificar onde há desvios de lucros e quais metas a serem alcançadas. Já na abordagem sistêmica da gestão, a empresa entende as ligação entre todos esses processos e a utiliza para perceber onde estão ocorrendo os lucros e prejuízos.


    Melhoria– As empresas devem compreender que buscar a melhoria constante é um dos principais objetivos da gestão de qualidade.


    Tomada de decisão baseada em evidência– as empresas devem usar os indicadores, as auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, para tomarem decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;


    Gestão de relacionamento com os fornecedores– estabelecer um bom relacionamento com fornecedores traz benefícios mútuos, pois a relação de parceria com a empresa permite o estabelecimento de melhores prazos e preços contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços.


    A ISO 9001:2015 São 7 Principios referente a gestão da qualidade.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis