Em novembro de 2006, um cidadão protocolizou no TCU um do...

Em novembro de 2006, um cidadão protocolizou no TCU um documento, intitulado de denúncia, versando sobre ilegalidade que estaria sendo praticada por uma sociedade de economia mista federal. A ilegalidade alegada pelo cidadão era a de que, no segundo semestre de 2004, seu veículo teria sido abalroado por um veículo de propriedade da empresa referida, conduzido por um empregado da empresa durante seu trabalho. Acrescentou que, apesar de o laudo pericial haver atribuído a culpa pelo acidente ao motorista da empresa, esta recusava-se a pagar-lhe administrativamente a indenização devida.

Considerando a situação hipotética descrita e sabendo que a mencionada sociedade de economia mista é exploradora de atividade econômica, julgue os itens de 17 a 24.

No resguardo de direitos e garantias individuais, o TCU deve assegurar tratamento sigiloso ao processo, visto que o documento foi intitulado de denúncia pelo cidadão, não cabendo ao próprio TCU, ao decidir, manter ou não o sigilo quanto ao objeto e à autoria da denúncia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

É possível medir a vibração de um objeto usando sensores de deslocamento. avalie se esses sensores são:

I – Mecânicos

II –Pneumáticos

III – Elétricos

Assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›


O viveiro florestal constitui uma área delimitada de terreno onde se concentram todas as operações e cuidados na produção de mudas. Para a escolha apropriada do local para a instalação do viveiro, são necessários cuidados básicos, de modo a oferecer todas as facilidades necessárias ao sucesso dessa atividade. Os aspectos importantes para a instalação de um viveiro incluem

I disponibilidade de água para garantir o atendimento de alto consumo do viveiro.

II solo adequado de preferência com boas propriedades físicas e profundidade.

III exposição solar do terreno, de preferência evitar a face que recebe menos sol.

IV declividade adequada, preferencialmente levemente inclinada.

V dificuldade de acesso para proteção das mudas de eventos externos.

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›


Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:

I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.

II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.

III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.

Quais estão corretas?

Resolva a questão aqui ›