Considere o caso clínico a seguir, para responder às próx...

Considere o caso clínico a seguir, para responder às próximas 4 (quatro) questões. S.C.Z., 65 anos, gênero feminino, casada, professora, natural e procedente de Curitiba, narra que há 3 semanas está mais triste durante todo o dia e há 15 dias tem chorado frequentemente. Desde o início do quadro relata perda do apetite, da vontade, do interesse e da concentração para realizar suas atividades cotidianas. Além disso, descreve cansaço e fadiga. Observa há uma semana que tem se irritado com facilidade. Revela não ter motivação para o tratamento. Ela diz: “Não tenho jeito mesmo, estou velha e não sirvo para nada. Vou me tratar para quê?”. Nega outros sintomas psíquicos e comportamentais. De antecedentes, apresentou três episódios semelhantes anteriores nos últimos 5 anos. Nega ainda outros antecedentes médicos gerais e no momento não apresenta alterações ao exame físico.

O diagnóstico mais provável de S.C.Z é:

Em relação ao transtorno afetivo bipolar, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    O transtorno afetivo bipolar do tipo I é três vezes mais comum em mulheres que em homens.

  • B.

    Em idosos com transtorno afetivo bipolar do tipo I, o uso de carbonato de lítio deve ser suspenso, mesmo que esteja em remissão dos sintomas e sem alterações clínicas (renais, cardíacas, tireoidianas, entre outras), pois há risco de desenvolvê-las.

  • C.

    O transtorno afetivo bipolar do tipo I e o do tipo II apresentam a mesma proporção de incidência entre homens e mulheres.

  • D.

    O transtorno afetivo bipolar não acomete idosos.

  • E.

    O primeiro episódio de alteração de humor no transtorno afetivo bipolar do tipo I é geralmente o depressivo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente de 6 anos de idade, com calendário vacinal completo, apresentou ferimento cortocontuso em fronte por queda, com exposição do osso frontal, mas sem sinal de fratura deste, há uma hora. As radiografias de crânio foram normais. A mãe relata que a criança perdeu a consciência e acordou 10 minutos após a queda. O exame neurológico, no momento da admissão, foi normal.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Deve-se realizar reforço da vacina antitetânica.

Resolva a questão aqui ›


A respeito dos princípios e das técnicas de contabilidade, tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação do princípio da atualização monetária, pois sua constituição determina o ajuste, para menos, de valor decorrente de transações com o mundo exterior, das duplicatas ou de contas a receber.

Resolva a questão aqui ›


Na ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão), a função MÉDIA é utilizada para retornar

Resolva a questão aqui ›