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FCC - Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) - Analista - 2016
Questões de Língua Portuguesa / Pontuação

Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação empregada no texto:

  • A. Os travessões presentes no 1º e no 2º parágrafos precisam ser todos substituídos por sinais de dois-pontos.
  • B. O sinal de interrogação em até que ponto? (1º parágrafo) está servindo a uma pergunta retórica, cuja precisa resposta já é sabida.
  • C. A vírgula na expressão Ao que tudo indica, (2º parágrafo) é excessiva e prejudica o sentido da frase.
  • D. O ponto e vírgula em “falas” determinadas; (3º parágrafo) pode dar lugar ao emprego alternativo de uma vírgula.
  • E. A expressão ,em parte, (3º parágrafo) não pode ser empregada entre vírgulas, neste contexto.

Em relação aos sinais de pontuação que aparecem no texto, analise as afirmações que seguem:

I. A vírgula da linha 07 separa palavras justapostas assindéticas.

II. As vírgulas da linha 08 marcam um aposto.

III. Os travessões das linhas 42 e 43 poderiam ser substituídos por vírgulas, sem causar alteração na estrutura da frase.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Analise as afirmações abaixo, sobre sugestões de mudanças na pontuação do texto, e assinale C, para as corretas, ou I, para as incorretas.

( ) Na linha 02, pode-se substituir os dois pontos por ponto (seguido de letra inicial maiúscula).

( ) Na linha 05, pode-se substituir o segundo ponto, depois de “olhos”, por dois pontos, (seguido de letra inicial minúscula).

( ) Na linha 06, pode-se trocar o ponto por vírgula (seguido de letra inicial minúscula).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. C – I – C.
  • B. I – C – C.
  • C. I – C – I.
  • D. I – I – C.
  • E. C – C – I.

Quanto aos sinais de pontuação, o uso de reticências teve qual intenção na construção do poema?

  • A. Criar um estilo diferente na organização do texto.
  • B. Marcar um tom de suspense entre os versos.
  • C. Evitar a repetição do primeiro verso do poema.
  • D. Marcar uma sequência de itens.
  • E. Deixar palavras subentendidas na mensagem do poema.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Língua Portuguesa / Pontuação

Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.

A supressão da vírgula empregada logo após a expressão “Assim sendo” (l.8) prejudicaria a correção do texto.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da pontuação.

  • A. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial: como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • B. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • C. O livro, “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente mas também, fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • D. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • E. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é, apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - SC (TCE/SC) - Auditor Fiscal de Controle Externo - 2016
Questões de Língua Portuguesa / Pontuação

Ainda com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A2BBB, julgue os itens subsequentes.

Seria mantido o sentido restritivo da oração iniciada pelo pronome “que” (l.15) se fosse inserida uma vírgula imediatamente após a palavra “positivos” (l.14).

Quanto à pontuação, assinale a alternativa correta:

  • A. Segundo, os pesquisadores, a tentativa era de compreender a origem celular do câncer — e não só do câncer de mama —, e os fatores que podem contribuir para seu desenvolvimento.
  • B. Segundo os pesquisadores a tentativa, era de compreender a origem celular do câncer — e não só do câncer de mama — e os fatores que podem contribuir, para seu desenvolvimento.
  • C. Nos últimos anos, muitos cientistas tentaram criar células humanas dessa forma, mas, nenhum havia conseguido. Em 2005, o sul-coreano Woo Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seul, chegou a anunciar, o feito, e foi manchete de jornais de todo o mundo.
  • D. Nos últimos anos, muitos cientistas tentaram criar células humanas dessa forma, mas nenhum havia conseguido. Em 2005, o sul-coreano Woo Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seul, chegou a anunciar o feito e foi manchete de jornais de todo o mundo.
  • E. Há especialistas, que defendem o avanço das pesquisas com células-tronco de pluripotência induzida, que são reprogramadas artificialmente para ficarem semelhantes, às embrionárias, apresentando as mesmas características de autorrenovação.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Língua Portuguesa / Pontuação

Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

A supressão da vírgula empregada no trecho “a arte do inimigo, vária” (l.20) prejudicaria o sentido original do texto.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - SC (TCE/SC) - Auditor Fiscal de Controle Externo - 2016
Questões de Língua Portuguesa / Pontuação

Ainda com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A2BBB, julgue os itens subsequentes.

O trecho “e também” (l.24) poderia ser corretamente isolado por vírgulas, recurso que lhe conferiria ênfase.

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