Questões de Administração de Geral

Pesquise mais Questões de Administração de Geral abaixo,

FCC - MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo - 2015
Administração / Geral

A Du Pont foi fundada em 1802 como fabricante de pólvora e adquirida em 1902 por Pierre du Pont. Pierre conduziu a ampliação, modernização e diversificação da companhia. Foram adquiridas muitas empresas expandindo da pólvora para a química. Pierre criou uma estrutura organizacional hierárquica e centralizada, desenvolveu técnicas de contabilidade e previsão de mercado, adotou estratégias de diversificação e investiu em P&D. Introduziu o princípio do retorno sobre o investimento. Para administrar o conglomerado foram criados departamentos de produção, vendas, desenvolvimento e finanças. Constituiu um comitê executivo, formado pelos chefes dos departamentos. O comitê tinha como função estabelecer os objetivos de longo prazo referentes a lucro e direção a seguir. Para assessorá-lo foi criado o departamento de desenvolvimento que era responsável por lidar com todos os tipos de concorrência, desenvolvimentos e atividades experimentais. Conforme o conglomerado crescia, Pierre criou dez departamentos industriais, conferindo autonomia de execução aos gerentes das divisões. Durante o século XX uma série de princípios de organização foram criados e se tornaram perenes.

(Adaptado de: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas. 7. ed., p. 119)

O texto acima exemplifica alguns princípios que foram utilizados em grandes corporações que dominaram o mundo dos negócios no século XX. Esses princípios são:

a) cadeia de comando, administração por objetivos e rentabilidade e assessoria.
b) rentabilidade, centralismo na execução, assessoria e burocracia.
c) diversificação, administração por objetivos, estrutura hierárquica e departamentalização funcional.
d) descentralização no planejamento, diversificação, rentabilidade e divisão do trabalho.
e) departamentalização funcional, assessoria, cadeia de comando e descentralização na execução.

FCC - MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo - 2015
Administração / Geral

Considerando os depoimentos de gerentes abaixo, identifica- se as fases do processo de tomada de decisão de Herbert Simon em:,

a) Dado um problema ou uma oportunidade, eu procuro analisá-lo com cuidado, a partir daí procuro registrar e analisar as alternativas que consegui criar conjuntamente com minha equipe e, finalmente, decido sobre a melhor das alternativas.
b) Meus auxiliares costumam trazer-me alternativas para possíveis problemas que eles encontram na empresa. Se alguma delas me parece interessante eu a implanto. Claro sempre procuro avaliar se os resultados obtidos com a decisão foram interessantes.
c) Conforme minha experiência anterior decido implantar algumas mudanças que eliminem problemas existentes na empresa. Porém, antes de implantar a solução, procuro convencer a equipe responsável pela implantação da solução da sua importância.
d) Adoro conceber alternativas para oportunidades que surgem, procuro testá-las simultaneamente em diferentes unidades da organização. A seguir coleto os resultados obtidos e os analiso, servindo de informação para outras situações.
e) As soluções para a maioria dos problemas é a falta de regras. Procuro divulgá-las, assim resolvo a maior parte dos meus problemas. Quando o problema foge do escopo dou liberdade para o meu pessoal agir,

FCC - MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo - 2015
Administração / Geral

Escola é a linha de pensamento ou conjunto de aspectos específicos adotados por diversos autores para explicar e analisar um tema. A partir deste conceito, incluem-se entre as ideias principais que definem a Escola,

a) Clássica: a eficiência dos processos, a estrutura organizacional, administração da qualidade e o modelo burocrático.
b) Clássica: a divisão do trabalho, o enriquecimento das tarefas e diversificação de produtos.
c) Sistêmica: a simplificação, o foco nas partes constitutivas do sistema e na qualidade.
d) Comportamental: as diferenças individuais, a motivação, a cultura organizacional e a liderança.
e) Comportamental: a ética, o comportamento padronizado, a liderança e a complexidade.

FCC - MANAUSPREV - Analista Previdenciário - Administrativo - 2015
Administração / Geral

A ética relaciona-se com vários aspectos na gestão das organizações em suas relações internas e com a sociedade. Segundo Stoner, estes aspectos podem ser classificados em 4 categorias: nível social, nível do Stakeholder, nível da política interna da empresa e nível individual. Sobre estas categorias, é correto afirmar:,

a) Nível do Stakeholder refere-se às obrigações das empresas em relação a todos os que direta ou indiretamente estão associados à organização ou que podem sofrer com suas ações.
b) Nível social refere-se a forma respeitosa como as pessoas devem se comportar para com as demais independentemente da hierarquia ocupada.
c) Nível da política interna da empresa refere-se a forma como as relações entre as pessoas devem se desenvolver dentro das organizações em função dos cargos ocupados.
d) Nível social refere-se a forma como a organização se apresenta junto à comunidade por meio de seus produtos e serviços.
e) Nível individual refere-se a forma como as pessoas se auto-avaliam no ambiente de trabalho em questões relacionadas a vestimenta, forma de conversar, crenças e ideologias.

FCC - TRE - RR - Analista Judiciário - Administrativa - 2015
Administração / Geral

Em determinada instituição há 2 setores que, geralmente, encontram-se em conflito. No último conflito, eles conseguiram concluir com satisfação plena seus interesses. Essa situação caracteriza o estilo de administração de conflitos denominado,

a) Acordo.
b) Colaboração.
c) Acomodação.
d) Competição.
e) Afastamento.

FCC - TRE - RR - Analista Judiciário - Administrativa - 2015
Administração / Geral

Nonaka e Takeuchi (1995) afirmam que os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica. Esse processo denomina-se,

a) Curva de Aprendizagem.
b) Espiral do Conhecimento.
c) Processo Ensino-Aprendizagem.
d) Gestão do Conhecimento Tácito e Explícito.
e) Gestão do Conhecimento.

FCC - TRE - RR - Analista Judiciário - Administrativa - 2015
Administração / Geral

As organizações que possuem a Educação Corporativa apresentam características de:

I. Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse.
II. Assumir que a aprendizagem organizacional implica na manutenção dos mapas cognitivos dos indivíduos.
III. Defender a transformação e a mudança como processos contínuos.
IV. Admitir as cinco disciplinas básicas do aprendizado: domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, estrutura e pensamento sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e IV.
b) II e IV.
c) I e III.
d) III e IV.
e) II e III,

FCC - TRE - RR - Analista Judiciário - Administrativa - 2015
Administração / Geral

Os testes aplicados, antes e após a conclusão dos treinamentos, têm como objetivo medir,

a) o desenvolvimento.
b) a reação.
c) o comportamento.
d) o resultado.
e) o aprendizado.

FCC - TRE - RR - Analista Judiciário - Administrativa - 2015
Administração / Geral

Sobre a Avaliação de Desempenho - AD é INCORRETO afirmar:

a) Um sistema formal de AD tem como um dos objetivos validar ferramentas de seleção, por exemplo, um programa de testes.
b) O método Escala Gráfica é caracterizado pela comparação entre um e outro empregado ou entre o empregado e o grupo em que ele atua.
c) Uma das desvantagens nos sistemas de avaliação de desempenho é a subjetividade aplicada pelos avaliadores, ocasionando erros no preenchimento das avaliações.
d) Um dos efeitos provocados nos modelos de AD é chamado de Tendência Central, caracterizado por um erro, ou vício, do avaliador em avaliar todos na média.
e) O método Escolha Forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de frases positivas ou negativas que descrevem os aspectos do comportamento do avaliado.

FCC - TRE - RR - Analista Judiciário - Administrativa - 2015
Administração / Geral

Sobre as técnicas utilizadas nos processos de seleção de pessoas, considere:

I. A entrevista por competência é feita com o uso do Contexto-Ação-Resultados - CAR.
II. Os Testes de Aptidões buscam avaliar conhecimentos teóricos dos candidatos.
III. Nos jogos e dinâmicas de grupo são aplicados testes para avaliar a rapidez e eficácia na tomada de decisão dos candidatos.
IV. A entrevista por competência deve ser feita com perguntas de múltipla escolha, de modo a ter objetividade nas respostas dos candidatos.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II e IV.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) III.
e) II, III e IV,



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.