Questões Concurso UFU-MG

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Listagem de Questões Concurso UFU-MG

#Questão 1133414 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

De acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica –UFU (2019, p. 28), “[...] para a realização do processo avaliativo, é necessário flexibilizar as formas de aplicar os conteúdos e até mesmo os suportes que podem ser usados em sala, de forma a favorecer as aprendizagens”. A avaliação é pensada “[...] como um processo que ocorre de forma concomitante com a aprendizagem, de modo que ao aprender se avalia e ao se avaliar aprende”. Esta forma de pensar e de desenvolver o processo avaliativo vai ao encontro da concepção de avaliação

#Questão 1133415 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Conforme o Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica –UFU (2019, p. 12), “[...] para articular os princípios estabelecidos para o desenvolvimento da matriz curricular institucional, reconhecendo nos estudos relacionados ao desenvolvimento humano fundamentos e parâmetros significativos para o desenvolvimento no contexto escolar, de natureza linguística, cognitiva, motora, afetiva, de relação interpessoal, emocional e comportamental” adotou-se como base orientadora

#Questão 1133416 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Leia os objetivos transcritos abaixo.

1- Possibilitar a continuidade e o sucesso dos estudos na educação básica e prover o acesso de forma suplementar ao ensino superior.
2- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
3- Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.
4- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com o Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 (Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado), são objetivos do atendimento educacional especializado somente aqueles objetivos indicados pelos números.

#Questão 1133417 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Considerando as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica estabelecidas pela Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as afirmativas Falsas.

( ) É permitida a criação de classes hospitalares em casos de alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar.
( ) Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e deem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.
( ) As escolas públicas municipais e estaduais são proibidas de criarem classes especiais, para atendimento dos alunos, em caráter transitório ou permanente.
( ) As escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns a temporalidade flexível do ano letivo para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência mental ou com graves deficiências múltiplas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

#Questão 1133418 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

No livro Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva (2016), as autoras desenvolvem uma importante reflexão sobre a avaliação de desenvolvimento da criança com autismo. Com base nessas reflexões, a respeito da avaliação de desenvolvimento é INCORRETO afirmar que a

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