Questões Concurso UFU-MG

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Listagem de Questões Concurso UFU-MG

Inf. - bem a gente vai continuar hoje a aula sobre a pesquisa [...] vocês se lembram de alguma coisa sobre o que a gente disse sobre a origem dele? que é que ele tá pedin:do quais são as funções que ele está pedin:do... que é que ele conside:ra?... o que ( ) considera como sendo:... leitura e escrita (14s) ( ) pode falar ((ri))

L.A. - ( ) inclusive eu comecei a: ler uma tese dele né?... eu parei na metade ainda... na metade não bem no iniciozinho eu me lembro que ele fala de um processo: ( )...
Disponível em: https://fale.ufal.br/projeto/nurcdigital/pdf/nurc-re-v2.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

O texto acima é uma transcrição de um diálogo oral em uma aula entre Inf. e L.A. Os termos sublinhados

[...] é possível refletir quais serão as profissões do futuro. “Essa questão é respondida por uma outra estratégia: o que é o futuro das profissões atuais e quais são as profissões do futuro. É preciso entender um grande e efetivo impacto da tecnologia no perfil de cada um dos profissionais, desde aquele que faz a remoção dos serviços urbanos até aquele que atende em um consultório de altíssima tecnologia”, aponta Alexandre Cardoso, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU), com experiência em Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.

“Eu acredito que existirão, sim, outras profissões, mas boa parte das atuais profissões, na verdade, serão ressignificadas. Hoje, a gente tem, por exemplo, um cenário em que a Inteligência Artificial está em voga, e o cenário macroscópico da proteção de dados. O que eu vejo é que boa parte dessas profissões vão acabar se transformando para refletir esse cenário novo em que a tecnologia media muito mais a sociedade”, completa Thobias Prado, especialista em Proteção de Dados e integrante do Parque Tecnológico da UFU. [...]
Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticias/. Acesso em: 14 set. 2024.

No trecho, as falas de diferentes especialistas, reproduzidas entre aspas, demonstram

Mais de 75% dos incêndios na América do Sul se concentram no Brasil
O aumento no número de focos se deu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos ontem (9) e hoje
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, informa o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aumento no número de focos se deu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos ontem (9) e hoje. [...].
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ Acesso em 14 set. 2024..

O título e as primeiras linhas da notícia indicam relação com o gênero notícia ao

“Crianças e adultos prolongam a cada dia o tempo de uso da internet. O excesso de exposição ao mundo digital tem afetado tanto a saúde física quanto a emocional, nas diferentes fases da vida. As crianças com menos tempo ao ar livre e às interações sociais e intergeracionais apresentam problemas de ergonomia, mudanças nos hábitos alimentares, dificuldades socioemocionais, ansiedade, intolerância a frustrações e redução da qualidade do sono. Além disso, estão mais propensas a receberem conteúdos inadequados à idade, a comportamentos prejudiciais e de risco ou potencialmente traumatizantes. São exemplos brincadeiras que estimulam autolesões ou a banalização do próprio corpo ou do corpo do outro, exposição publicitária e sem controle parental, violências digitais, além da adolescência precoce, decorrente de estilos, comportamentos ou modos de ser de crianças influenciadas pela cultura digital, antes das transformações orgânicas propriamente acontecerem.” [...].
Disponível em: https://www.comciencia.br/saude-mental-na-esfera-digital/. Acesso em: 14 set. 2024.

No texto acima, o termo exemplos, em negrito, explica o trecho

#Questão 1133408 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Para que ocorra a inclusão na escola regular, o autor Hugo Otto Beyer, na obra Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais (2005), apresenta e analisa algumas condições, dentre elas, a individualização do ensino. Para o autor, a individualização do ensino significa

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