Questões Concurso UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSC

#Questão 943791 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências. Associe cada um deles com suas práticas e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. O eu, o outro e o nós II. Corpo, gestos e movimentos III. Traços, sons, cores e formas IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação  V. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
( ) Promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças.
( ) Promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
( ) Promover oportunidades para que as crianças possam explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo
( ) Promover o contato com outros grupos sociais e culturais, para que as crianças possam ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
( ) Promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. 

#Questão 943792 - Pedagogia, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Identifique quais dos itens abaixo completam corretamente a frase a seguir e assinale a alternativa correta.
O estabelecimento de relações democráticas entre os sujeitos que participam do cotidiano das instituições de educação infantil, objetivando a garantia dos direitos fundamentais das crianças, demanda:
I. o entendimento de que a família está no centro do processo, representando as crianças, que não têm idade para manifestar seus interesses.
II. a compreensão de que a criança é um ser competente, sujeito de direitos e foco de todo o trabalho pedagógico.
III. a consolidação do modelo de organização do trabalho pedagógico centrado nas atividades e nos conteúdos escolares com base em áreas de conhecimento.
IV. o compartilhamento da educação da criança com sua família, constituindo-se como um processo de diálogo e partilha.
V. a atenção à formação continuada e às condições de trabalho de professores(as) e de toda a equipe educacional, com vistas à constituição de um trabalho coletivo. 

#Questão 943793 - Pedagogia, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Libâneo destaca a importância da autonomia da escola como elemento fundamental para concretizar uma gestão democrática da instituição. Para o pesquisador, “a autonomia é um princípio que implica não só a participação na gestão escolar, mas, também, a gestão da participação” (2008, p. 105).
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: MF Livros, 2008.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Na conquista da autonomia da escola, é imperativa a participação de professores, pais, alunos, funcionários e outros representantes da comunidade.
II. Uma gestão da participação exige o cumprimento de objetivos e responsabilidades definidos de forma colaborativa e compartilhada.
III. É um desafio alcançar autonomia e gestão democrática com crianças tão pequenas, por isso é necessária a centralização da tomada de decisões pelos profissionais da educação na Educação Infantil.
IV. A gestão escolar na Educação Infantil deve promover a autonomia e a participação das crianças na tomada de decisões e na construção significativa de suas aprendizagens.
V. A gestão democrática participativa concebe a docência como um trabalho interativo. 

#Questão 943794 - Pedagogia, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Assinale a alternativa que completa corretamente a citação abaixo, de Kuhlman Jr. (2000, p. 7), em artigo no qual analisa aspectos da história das instituições de Educação Infantil brasileiras.
“A incorporação das creches aos sistemas educacionais não necessariamente tem proporcionado a superação da concepção __________. A falta de verbas para a educação infantil tem até estimulado novas divisões, por idades: apenas os pequenos, de 0 a 3 anos, frequentariam as creches; e os maiores, de 4 a 6, seriam usuários de pré-escolas; são várias as notícias de municípios cindindo centros de educação infantil e limitando o atendimento em período integral. Mas as instituições nunca foram assim e as creches quase sempre atenderam crianças de 0 a 6 anos, ou mesmo as com mais idade - excluídas da escola regular ou em período complementar a esta. De outra parte, sempre existiram pré-escolas apenas para crianças acima de 3 ou 4 anos. A instituição educacional criada para as crianças até 3 anos, a creche, surgiu __________ àquelas destinadas às crianças maiores.”
KUHLMAN JR., M. Histórias da educação infantil brasileira. Rev. Bras. Educ., n. 14, maio 2000.

#Questão 943795 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Vigotski (2009) atribui grande importância às formas superiores de pensamento e linguagem, sendo estas desenvolvidas na relação com a cultura. Quanto à psicologia histórico-cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Vigotski, L. S. (2009). La imaginación y el arte en la infancia. 9. ed. Madrid: Ediciones Akal (trabalho original publicado em 1930).
I. Permite compreender como, gradativamente, a imaginação possibilita ao homem se apropriar das produções materiais e simbólicas, transformando-as.
II. Ocupa-se em compreender como o sujeito da linguagem se constitui, e a partir disso tem-se a necessidade de criticar as leituras que essencializam e universalizam os processos de constituição dos sujeitos.
III. Compreende que o conjunto de reações emocionais (choro, raiva, sono, regozijo etc.) independe da integração entre pensamento, afeto e imaginação.
IV. Entende que o desenvolvimento mental e o motor estão intimamente correlacionados desde sua origem, todavia independem da relação dialética entre social e individual.
V. Auxilia na compreensão do desenvolvimento das emoções, sendo este um aspecto central a ser considerado na constituição da singularidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis