Questões Concurso UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSC

#Questão 958277 - Engenharia Elétrica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Eletricista

Um transformador trifásico 13,8 kV/380 V, delta/estrela, 100 kVA, 60 Hz, alimenta uma planta industrial com carga trifásica equilibrada. O quadro de cargas da instalação é mostrado a seguir. Todas as cargas possuem natureza indutiva.  
Carga          P [kW]          Q [kVAr]    1                 40                     30    2                 28                     22    3                 12                      8
Considere o transformador ideal e analise as seguintes afirmativas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A potência aparente total transferida pelo transformador é igual a 80 kVA.
II. O fator de potência das cargas combinadas é igual a 0,8 indutivo.
III. O transformador está sendo subutilizado, podendo alimentar uma carga adicional de 20 kVA sem ultrapassar o seu valor de potência nominal.
IV. A inserção de uma carga capacitiva de 21 kVA no sistema original levaria o transformador a operar com 89 kVA.

#Questão 958279 - Engenharia Elétrica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Eletricista

Sobre as propriedades magnéticas de aços para fins elétricos, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A permeabilidade magnética dos materiais ferromagnéticos não é constante, sendo dependente da intensidade do campo magnético ao qual os materiais estão submetidos.
II. Na construção de máquinas elétricas rotativas, são desejados aços de alta permeabilidade magnética, além de baixas perdas por histerese e por correntes induzidas.
III. Dispositivos eletromagnéticos construídos com ligas de aço-silício apresentam melhor eficiência do que aqueles produzidos por aços puros devido ao aumento da condutividade elétrica da liga resultante, o que diminui as perdas por histerese.
IV. Aços elétricos a grãos orientados apresentam anisotropia magnética mais pronunciada do que os aços a grãos não orientados, sendo os aços a grãos orientados mais indicados para construção de transformadores elétricos de potência.

Um transformador monofásico 110/220 V foi submetido aos ensaios de circuito aberto e de curto-circuito, com frequência nominal. As grandezas medidas em cada ensaio são mostradas no quadro a seguir.                           Ensaio               Tensão [V]            Corrente [A]           Potência [W] Circuito aberto        110                          0,5                            50 Curto-circuito          10                             2                              16

O ensaio de circuito aberto foi realizado pelo lado de baixa tensão e o ensaio de curto-circuito foi realizado pelo lado de alta tensão. Foi realizado um ensaio adicional com carga, sendo as potências medidas no primário e secundário do transformador, respectivamente, 300 W e 240 W. Levando em conta as grandezas medidas, visando à obtenção do circuito equivalente do transformador, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A resistência que representa as perdas no núcleo, referida ao lado de baixa tensão, é igual a 220 ?.
II. A resistência equivalente dos enrolamentos do primário e do secundário, referida ao lado de alta tensão, é igual a 4 ?.
III. A reatância de dispersão equivalente dos enrolamentos do primário e do secundário, referida ao lado de baixa tensão, é igual a 0,75 ?.
IV. O rendimento do transformador no ensaio com carga foi de 80%. 

#Questão 958869 - Pedagogia, Educação Infantil, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Sobre a perspectiva de currículo para a Educação Infantil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Trata-se de um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
II. É concebido como uma forma institucionalizada de transmitir a cultura de uma dada sociedade, garantindo a reprodução e a recriação cultural e social de seus conteúdos.
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem como eixos do currículo a interação, a brincadeira e o cuidado.
IV. As creches e pré-escolas, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas, devem estabelecer modos de integrar diferentes experiências.

#Questão 958868 - Pedagogia, Educação Infantil, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem as normas a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na Educação Infantil. Segundo esse documento, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
( ) O referido documento orienta as políticas públicas e a elaboração, o planejamento, a execução e a avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.
( ) Além das exigências expressas nessas diretrizes, é opcional às instituições educativas que observem as legislações estadual e municipal atinentes ao assunto, bem como as normas do respectivo sistema.
( ) Proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas.
( ) As propostas pedagógicas são documentos elaborados pela direção e por uma equipe de professores para serem apresentados para a comunidade escolar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis