Questões Concurso UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSC

#Questão 956839 - Técnicas em Laboratório, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Laboratório/Biologia

Um técnico de laboratório precisa preparar 50 mL de uma solução de SDS a 1%. Sabendo que em seu laboratório há uma solução estoque de SDS a 10%, como o técnico deverá proceder?

#Questão 956840 - Técnicas em Laboratório, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Laboratório/Biologia

Uma das atividades de rotina de um técnico de laboratório é o preparo de reagentes e soluções para uso em ensaios experimentais. Considere as afirmativas a seguir, relacionadas a essa atividade, e assinale a alternativa correta.
I. Diluição é um procedimento no qual o soluto é misturado a um solvente, formando uma solução homogênea.
II. Soluções-tampão são capazes de evitar grandes variações de pH, mesmo com a adição de ácidos ou bases fortes.
III. A sigla “q.s.p.” é a abreviação de “quantidade suficiente para” (do latim quantum satis para) e indica que determinado reagente ou veículo será usado para completar um determinado volume ou massa. Por exemplo, para preparar uma solução de lugol, o técnico deverá adicionar 0,5 g de iodo, 1 g de iodeto de potássio e água destilada q.s.p. 100 mL, o que significa que a formulação terá um volume final de 100 mL e a água destilada irá completá-lo.

#Questão 956843 - Técnicas em Laboratório, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Laboratório/Biologia

As boas práticas laboratoriais (BPL) são um conjunto de normas, procedimentos e condutas de segurança adotadas para minimizar os riscos de acidentes em laboratórios. Considere as afirmativas a seguir sobre as BPL e assinale a alternativa correta.
I. As BPL minimizam os riscos de acidentes, mas não têm qualquer relação com a qualidade, a confiabilidade e a precisão dos dados gerados em um laboratório.
II. De acordo com as BPL, devido ao risco de acidentes, os pesquisadores não devem trabalhar sozinhos em um laboratório.
III. Segundo as BPL, é recomendado que os pesquisadores utilizem sapatos fechados e calças compridas dentro de laboratórios.

#Questão 956841 - Técnicas em Laboratório, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Laboratório/Biologia

Segundo as anotações do caderno de laboratório de um técnico, para preparar um litro de uma solução de cloreto de magnésio (MgCl2) na concentração de 1 M, ele precisa dissolver 95,22 g do reagente MgCl2 em H2O e ajustar o volume final para 1 L. Entretanto, ao verificar os reagentes disponíveis no laboratório, o técnico percebe que o único cloreto de magnésio disponível tem a seguinte fórmula química: MgCl2.6H2O. Sobre esse caso, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O reagente descrito nas anotações do técnico (MgCl2) tem peso molecular diferente do reagente disponível no laboratório (MgCl2.6H2O).
II. O reagente descrito nas anotações do técnico (MgCl2) é chamado de “cloreto de magnésio anidro”, pois não possui água em sua fórmula química. O reagente disponível no laboratório (MgCl2.6H2O) é chamado de “cloreto de magnésio hexahidratado”, pois possui seis moléculas de água em sua composição química.
III. O técnico pode utilizar o reagente disponível no laboratório (MgCl2.6H2O) para preparar a solução, sem a necessidade de correções do cálculo anotado no seu caderno de laboratório, uma vez que o reagente será dissolvido em água. Sendo assim, para preparar a solução na concentração de 1 M, a mesma quantidade de MgCl2.6H2O (95,22 g) deve ser pesada e dissolvida em H2O.

#Questão 956844 - Técnicas em Laboratório, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Laboratório/Biologia

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC) são fundamentais na rotina de um laboratório seguro. Considere as afirmativas a seguir sobre esses equipamentos e assinale a alternativa correta.
I. São considerados EPI os dispositivos ou produtos de uso individual utilizados pelo trabalhador, concebidos e fabricados para oferecer proteção contra os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho.
II. Jalecos, luvas, óculos de proteção, protetores auriculares, extintores de incêndio e kits de primeiros socorros são exemplos de EPI que devem estar disponíveis em um laboratório.
III. Ao trabalhar em um laboratório, o pesquisador deve atentar para a utilização de óculos de proteção, máscaras e luvas resistentes às substâncias as quais ele está manipulando.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis