Questões Concurso UFSB/BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSB/BA

Acerca da terapêutica estabelecida pelo I Consenso Brasileiro de Doença do Refluxo Gastroesofágico, analise as afirmativas.

I - A identificação endoscópica da esofagite indica a utilização de medicamento inibidor da bomba de prótons, embora não haja consenso quanto à dose a ser empregada.

II - Moderar a ingestão de alimentos tais como cítricos, café, bebidas alcoólicas e ou gasosas, menta, hortelã, tomate faz parte das medidas comportamentais para redução dos sintomas.

III - Os medicamentos procinéticos têm a propriedade de retardar o esvaziamento gástrico e fazer relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago.

Estão corretas as afirmativas

Sr. José, 57 anos, comparece à consulta com queixas de leve ardência na boca. O quadro iniciou há cerca de três meses e vem piorando progressivamente. Sem qualquer outro sintoma. O exame físico revela apenas palidez de mucosas. Na consulta de retorno, traz hemograma que mostra hematócrito de 22,4%, hemoglobina de 7,4 g/dL, VCM de 124 fL. Na hematoscopia, há descrição de hipersegmentação de neutrófilos. O manejo clínico correto desse paciente deverá incluir, primeiramente:

Sobre as diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase, como problema de saúde pública no Brasil, propostas em 2016 pelo Ministério da Saúde, analise as afirmativas.

I - Pacientes com menos de cinco lesões de pele são classificados como paucibacilares e com cinco ou mais lesões como multibacilares.

II - Casos com mais de um nervo comprometido devem ser tratados como multibacilares, independente do resultado da baciloscopia e da situação de envolvimento cutâneo.

III - O controle da doença é considerado bom quando a proporção de casos novos de hanseníase com grau de incapacidade física avaliado no diagnóstico é igual ou maior que 90%.

IV - Contatos familiares recentes ou antigos de pacientes com as formas multibacilar e paucibacilar devem ser examinados, independente do tempo de convívio com o caso.

Está correto o que se afirma em

Paciente jovem com 70 kg, vítima de acidente de carro, com politraumatismo, ao exame físico, apresenta-se com FC: 110 batimentos cardíacos/min; FR: 28 incursos respiratórios/min, PAS: 110/80mmHg. Encontra-se ansioso. Está com dor abdominal discreta e leve defesa à palpação. Débito urinário de 25 mL/hora. Sua perda volêmica pode ser estimada

Paciente de 55 anos, com quadro de abdome agudo e sepse. Realizou Tomografia Computadorizada de Abdome Total, sendo evidenciada massa em topografia de cólon sigmoide, líquido livre intracavitário e pneumoperitônio, sugerindo diagnóstico de diverticulite aguda, classificação Hinchey IV. A melhor conduta cirúrgica é, nesse caso:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis