Questões Concurso UFMG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFMG

#Questão 944546 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

De acordo com Cury (2022), as muitas vezes em que o termo todos comparece na Constituição, na sua maior parte, ele se refere, ora aos cidadãos, ora às pessoas humanas. Pelos fundamentos, objetivos e princípios elencados nos primeiros artigos da Constituição Federal de 1988 e pelo bloco de constitucionalidade, deve-se, pois, considerar o todos como referencial de inclusão nos direitos e garantias constitucionais.
Nesse sentido, o autor faz distinções entre o pronome todos e o adjetivo comum em alguns dispositivos legais. A partir dessas distinções, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 944547 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Gonçalves (2015) faz caracterizações importantes sobre a Extensão Universitária. Com base na leitura do texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 944548 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

O texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, de Nadia Gaiofatto Gonçalves (2015), apresenta indicações importantes sobre o princípio da indissociabilidade na Universidade. Com base na leitura desse texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Candau (2022) afirma que a pandemia de Covid-19 afetou diferentes dimensões da vida social, reforçando as desigualdades já presentes na nossa sociedade e nos processos educativos. Analisando as possibilidades educacionais que queremos construir, tendo no horizonte o período pós-pandemia, a autora aponta como cenários possíveis, a volta à escola “normal”, a promoção do “ensino híbrido” e uma terceira possibilidade que é reinventar a escola.
Assumindo a perspectiva de que vivemos um momento privilegiado para se reinventar a educação escolar e a Didática, a autora propõe, EXCETO:  

Candau (2012) afirma que “Os direitos humanos constituem um foco central da problemática das sociedades contemporâneas. Afirmados e continuamente violados, são referência para a construção de sociedades humanas e democráticas.” E defende a “perspectiva que considera que a articulação entre direitos da igualdade e direitos da diferença é uma exigência do momento atual”.
Considerando a Resolução que estabeleceu as Diretrizes Nacionais para a Educação e Direitos Humanos, são princípios estabelecidos naquele documento e que corroboram com o argumento da autora, EXCETO

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis