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Nível de Escolaridade
Todos
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Listagem de Questões Concurso UFMG
#Questão 947865
-
Português
,
Interpretação de Textos
,
UFMG
,
2023
,
UFMG
, Assistente de Aluno
Leia o trecho a seguir.
O quadro epidemiológico nutricional do Brasil deve apontar para estratégias de saúde pública capazes de dar conta de um modelo de atenção para desnutrição e obesidade, integrando consequências e interfaces das políticas econômicas dentro do processo de adoecer e morrer das populações.
Em relação à estruturação desse trecho, é
CORRETO
afirmar que
A) o substantivo a que se refere o adjetivo capazes está posposto a ele.
B) o quadro epidemiológico é capaz de englobar o modelo e integrar itens na resolução do processo.
C) as estratégias de saúde pública devem direcionar a construção de um modelo de abordagem único.
D) a concordância nominal está errada, pois há um modelo para cada tópico abordado.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 947866
-
Português
,
Interpretação de Textos
,
UFMG
,
2023
,
UFMG
, Assistente de Aluno
Leia este texto.
A obesidade, doença integrante do grupo de doenças crônicas não transmissíveis, é o acúmulo excessivo de gordura corporal em extensão tal que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos. A etiologia da obesidade é um processo multifatorial que envolve aspectos ambientais e genéticos. Atualmente, a obesidade é um problema de saúde pública mundial, tanto os países desenvolvidos como os em desenvolvimento apresentam elevação de sua prevalência. A transição nutricional é um processo de modificações sequenciais no padrão de nutrição e consumo, que acompanha mudanças econômicas, sociais e demográficas, e mudanças do perfil de saúde das populações. Neste novo perfil, a urbanização determinou uma mudança nos padrões de comportamento alimentar que, juntamente com a redução da atividade física nas populações, vem desempenhando importante papel. O aumento da prevalência da obesidade no Brasil é relevante e proporcionalmente mais elevado nas famílias de baixa renda. O quadro epidemiológico nutricional do Brasil deve apontar para estratégias de saúde pública capazes de dar conta de um modelo de atenção para desnutrição e obesidade, integrando consequências e interfaces das políticas econômicas dentro do processo de adoecer e morrer das populações.
PINHEIRO, Anelise; FREITAS, Sérgio e CORSO, Arlete. U
ma abordagem epidemiológica da obesidade
. In: Revista de Nutrição. n. 17, Dez 2004.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/yb5FgzvgCVPZVsxtsNp384t/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 nov. 2022. (Adaptado)
De acordo com as informações do texto, é
CORRETO
afirmar que
A) o processo de adoecer e morrer das populações, no Brasil, decresce em função de políticas específicas.
B) as migrações no território brasileiro não interferiram no comportamento alimentar.
C) a criação de modelos diversos que atuem para o quadro de desnutrição e para o de obesidade é necessária.
D) o crescimento da obesidade no Brasil é relevante e inversamente proporcional ao nível de renda.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 947868
-
Português
,
Interpretação de Textos
,
UFMG
,
2023
,
UFMG
, Assistente de Aluno
Leia este texto.
TEXTO 4
RECADO AO SENHOR 903
Vizinho, quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois da sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome, nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros […] Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio. [...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.
BRAGA, Rubem.
Para gostar de ler: crônicas.
“Recado ao Senhor 903”. Rio de Janeiro: Ática, 1991. (Adaptado).
Assinale a afirmativa que
NÃO
pode ser comprovada pelo texto.
A) O eu lírico posiciona-se de modo favorável ao homem do 903, já que apoia, ao longo da carta, o comportamento desse vizinho.
B) O uso de figura de linguagem ao longo do todo o texto confere a ele uma duplicidade de sentido, reiterada no fim da crônica.
C) O eu lírico apresenta de forma sutil uma crítica ao distanciamento entre as pessoas que se desconhecem, apesar de morarem no mesmo local.
D) O eu lírico, apesar da carta, gostaria de continuar com as festas e encontros noturnos, mesmo que isso incluísse o vizinho do andar de baixo.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 947869
-
Português
,
Morfologia - Verbos
,
UFMG
,
2023
,
UFMG
, Assistente de Aluno
Observe o emprego do modo verbal nesta frase da autora Clarice Lispector:
“
Dá-me
a tua mão”.
Assinale a alternativa em que o verbo em destaque é usado nesse mesmo modo verbal.
A)
Sou
uma mulher que sofre, como todos no mundo.
B)
Sei
que não posso viver automaticamente.
C)
Mergulhe
no que não conhece, como mergulhei.
D) A invenção
é
meu único meio de instaurar o futuro.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 947870
-
Português
,
Interpretação de Textos
,
UFMG
,
2023
,
UFMG
, Assistente de Aluno
Leia este texto.
[…] O seu cérebro é o que você faz com ele. Cada tarefa que realiza – ler, correr, rir, calcular, debater, dobrar a roupa lavada, cortar a grama, cantar, chorar, beijar, e assim por diante – reforça circuitos cerebrais ativos à custa de outros inativos. Aprender e praticar cria redes neurais no cérebro humano […]
O pleno desenvolvimento das características mentais conhecidas como femininas e masculinas também depende da imersão automática da criança na cultura feminina ou masculina, cada uma tão poderosa quanto as cantigas de ninar que cantamos e o alimento que fornecemos. […] Sim, homens e mulheres são diferentes. Sim, seus cérebros são diferentes. […]
Mas, com relação às diferenças entre meninos e meninas, e até a maioria das diferenças psicológicas entre homens e mulheres, o fato é que as diferenças são muito menores do que comumente se acredita e ainda estão longe de serem compreendidas no nível do cérebro ou da neuroquímica. [...]
ELIOT, Lise.
Cérebro azul ou rosa
- o impacto das diferenças de gênero na educação. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 19.
De acordo com o texto, é
CORRETO
afirmar que
A) as diferenças fisiológicas entre o cérebro de homens e mulheres são significativas por si só; o meio é o único agente influenciador.
B) as diferenças fisiológicas entre os cérebros, a influência do meio e o processo de constante aprendizagem diferenciam homens e mulheres.
C) a grande diferença entre o cérebro de homens e mulheres é o comportamento psicológico de cada um, geralmente diverso.
D) a estrutura fisiológica do cérebro de homens e mulheres é idêntica, mas suas atitudes são diversas conforme sua criação.
Responder
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